Por pedro.logato
França - Apesar de ser considerado o maior jogador de todos os tempos, Pelé nunca recebeu a Bola de Ouro, troféu que premia o melhor atleta de cada temporada. Isso porque, até 1995, apenas jogadores nascidos na Europa participavam da disputa. No entanto, em sua edição de 60 anos, a revista “France Football” – criadora do prêmio – fez uma revisão da lista, utilizando as regras atuais. Dessa forma, Pelé teria conquistado sete títulos, desbancando o argentino Messi, que tem quatro e, oficialmente, é o maior vencedor.
O Rei do futebol teria sido eleito, de forma consecutiva, entre os anos de 1958 e 1961, tirando os títulos de Raymond Kopa, Di Stéfano, Luis Suárez e Omar Sivori, respectivamente. Em 1962, uma pausa para Garrincha tomar a taça de Masopust. Nas próximas duas premiações, Pelé voltaria a ser escolhido como o melhor do ano, deixando Lev Yashin e Denis Law. A última Bola de Ouro do eterno ídolo brasileiro teria sido conquistada em 1970, tirando-a do alemão Gerd Müller.
Pelé nunca recebeu uma Bola de OuroDivulgação

Além de Pelé e Garrincha, outro brasileiro foi beneficiado pela revisão. Em 1994, Romário, na época atuando pelo Barcelona, teria sido eleito o melhor jogador do mundo no lugar do búlgaro Stoichkov.

Publicidade
Mesmo vendo Messi ser ultrapassado por Pelé, os hermanos também teriam o que comemorar com a revisão da “France Football”, afinal, seriam mais três títulos para a conta dos argentinos. Em 1978, Mario Kempes teria tomado o prêmio de Kevin Keegan. Já nos anos de 1986 e 1990, o vencedor teria sido o maior ídolo do futebol do país, Diego Armando Maradona.
Contabilizando os títulos de Pelé, o Brasil saltaria da quarta para a primera colocação no ranking da Bola de Ouro por países. Os argentinos também subiriam, ficando na quinta posição, abaixo de Alemanha e França. Entram na lista apenas os troféus dados pela revista até o ano de 2009, pois, a partir de 2010, o prêmio foi unificado ao da Fifa.
Publicidade
Veja como ficaria a classificação dos países com maior número de Bolas de Ouro:
1) Brasil – 14 títulos
(Sete de Pelé, dois de Ronaldo, um de Garrincha, um de Romário, um de Kaká, um de Ronaldinho e um de Rivaldo);
Publicidade
2) Holanda – 7 títulos
(Três de Marco Van Basten, três de Johan Cruijff e um de Ruud Gullit);
3) Alemanha – 5 títulos
(Dois de Franz Beckenbauer, dois de Karl-Heinz Rummenigge e um de Matthias Sammer);
Publicidade
4) França – 5 títulos
(Três de Michel Platini, um de Jean-Pierre Papin e um de Zidane);
5) Argentina – 4 títulos
(Dois de Maradona, um de Mario Kempes e um de Messi).