Por fabio.klotz
Lucas Dias tem média de 30 minutos por jogo no NBB%2C com 13%2C8 pontos%2C 6%2C8 rebotes e 2%2C5 assistênciasCaio Casagrande / Bauru Basket / Divulgação

São Paulo - Lucas Dias surgiu para o basquete cercado de holofotes. Em 2012, aos 16 anos, foi MVP do Jordan Brand Classic, evento internacional com jovens talentos. A partir daí, virou promessa e passou a ser "vigiado" de perto. Agora, o ala-pivô começa a mudar o status para realidade: é titular do Pinheiros. Na curta caminhada até aqui, Lucas passou por altos e baixos. Os percalços o fortaleceram. A "cabeça" está boa. Hora de brilhar cada vez mais.

"Evoluí na minha motivação de jogar. Teve um tempo na carreira em que estava cabisbaixo, não estava jogando. Todo mundo criando expectativa sobre mim e eu também tinha uma ilusão. Mas não estava preparado. Minha cabeça melhorou muito desde que cheguei ao adulto. Tenho muito apoio da família", declara. Os treinos nos Estados Unidos, no período que antecedeu o Draft da NBA desta temporada, também ajudaram o ala-pivô:

"Aprendizado que nunca vou esquecer. Em alguns momentos ensinaram algo no arremesso, trabalho de pernas, físico. Motivação a mais. O diferente é a motivação. A intensidade é forte."
Publicidade
A NBA seduz Lucas Dias, claro. Mas o jovem evita fazer planos. A meta é se consolidar ainda mais no Pinheiros e ser campeão antes de tentar ir para a principal liga de basquete do mundo. Até lá, sabe que tem pontos a evoluir em seu jogo:
"Melhorar a defesa, atacar bastante o time adversário, melhorar a consistência no jogo", analisa.
Publicidade
A temporada é de afirmação. Lucas Dias conseguiu espaço no time adulto, tornando-se titular. Ele tem média de 30 minutos por jogo, com 13,8 pontos, 6,8 rebotes e 2,5 assistências nas oito partidas que disputou.
"Estou em uma boa fase. Consegui espaço no adulto, uma posição no time e estou confortável", declara.
Publicidade
A parceria com o técnico César Guidetti, que dirigiu Lucas Dias na base, contribui para o momento do ala-pivô de 2,07 m: "Ele me ajuda bastante e me conhece, conversa comigo, o que preciso melhorar e me acompanha. Sabe as coisas que precisa melhorar."
Você pode gostar