Por fabio.klotz
Rio - Cartazes publicitários com a fotografia do atacante brasileiro Neymar causaram polêmica na cidade santa saudita de Meca, o que levou à retirada dos anúncios das ruas.
Publicidade de Neymar é retirada de MecaReprodução Internet

Segundo informou nesta quinta-feira o jornal local "Meca", a decisão foi adotada ao considerar que esta publicidade violava "a santidade religiosa" da cidade, o epicentro da peregrinação muçulmana.

A rede americana McDonald's tirou os anúncios com a foto do jogador do Barcelona depois que nas redes sociais surgiu uma campanha de crítica, que apontava também que a publicidade prejudicava o prestígio religioso de Meca.

Um responsável da Prefeitura da cidade, Ozman Mali, disse em comunicado que informaram à empresa americana das observações em relação ao letreiro e o divulgado nas redes sociais.
Publicidade
Ele antecipou que será pedido aos órgãos competentes para levar em conta esta situação no futuro, por respeito à Meca e aos sentimentos dos muçulmanos.
Nem as autoridades nem o McDonald's disseram se a medida está relacionada com as frequentes mostras de Neymar no campo de sua religiosidade cristã.
Publicidade
Meca é a cidade santa mais importante do Islã e a ela chegam milhões de fiéis todos os anos dentro da grande peregrinação ou "hajj" e a menor, denominada "omra".