Por pedro.logato

Rio - Na cerimônia de encerramento da Primeira Liga, realizada nesta segunda-feira, no Museu do Amanhã, na Zona portuária do Rio de Janeiro, os representantes da competição falaram da sinalização da Ferj de que Vasco e Botafogo, finalistas do Carioca, seriam os representantes do Rio na competição do ano que vem. Além de negar a participação de clubes não filiados a competição, o CEO do torneio e do Flamengo, Fred Luz, contou novos objetivos da competição como a luta por uma vaga na Libertadores.

Estiveram presentes na coletiva para a avaliação da competição, além de Fred Luz, o diretor jurídico da Copa, Eduardo Carlezzo, e o presidente do Fluminense, Peter Siemsen. Fred Luz lembrou que para disputar o torneio é necessário estar filiado a Primeira Liga.

Estiveram presentes o diretor jurídico da Primeira Liga%2C Eduardo Carlezzo%2C o presidente do Fluminense%2C Peter Siemsen e o CEO da competição%2C Fred LuzNelson Perez/ Fluminense F.C. / Divulgação

"A nossa Liga pertence aos 15 clubes que a fundaram. Apenas estes clubes, por enquanto, podem participar. Ainda não decidimos sobre novas filiações. Ainda precisamos eleger um critério. Temos que ver se a Liga deseja o clube ou não. No Rio, existem apenas dois clubes (Flamengo e Fluminense)", afirmou.

Neste primeiro ano, a Primeira Liga aconteceu durante a disputa dos Estaduais. Para a sa continuidade, os representantes acreditam que uma readequação no calendário deverá acontecer.

"Uma primeira conclusão é que os estaduais, da forma que são, são impossíveis. A média de público demonstra isso. Precisamos de uma readequação. Discutimos bastante isso e temos um panorama do que queremos, das datas e formato para fazer a Liga sólida. Primeiro vamos informar para CBF, levar nosso pleito", disse Luz.

Pensando na disputa do ano que vem, os organizadores buscam modificar o formato e quem sabe buscar uma vaga na Libertadores. A Primeira Liga viria para substituir a quarta vaga do Brasileiro que no momento garante o direito dos clubes de disputarem a pré-Libertadores.

"O que posso adiantar para o próximo ano de novidade é uma espécie de Copa dos Campeões.. Liga, Nordeste, Verde, Paulista, com um quadrangular. O campeão teria vaga na fase preliminar da Libertadores. Conseguiríamos um número maior de clubes com potencial para Libertadores. Tornar mais acessível", concluiu Luiz.

Você pode gostar