Por renata.amaral

Rio - A convocação foi para a Copa América Centenário, mas Dunga demonstrou que será uma espécie de preparação para a Olimpíada do Rio. Na lista de 23 nomes do técnico, foram sete os jogadores com idade olímpica. Os escolhidos foram Ederson, Fabinho, Marquinhos, Rodrigo Caio, Douglas Santos, Rafinha e Gabigol - a opção foi para que adquirissem experiência, justificou o comandante.

"Apesar de jovens, esses jogadores da seleção olímpica são muito experientes. Temos um trabalho integrado com todas as categorias, trocamos informações, temos os scouts, observadores. Achamos que esses jogadores estavam merecendo", disse Dunga, que completou:

"Experiência se ganha praticando. Temos uma base de jogadores experientes que podem dar uma base para os mais jovens. Achamos que esses jogadores mereciam uma oportunidade e essa oportunidade está sendo dada. Temos que dar uma oportunidade a esses jogadores jovens."

Dos 23 convocados, sete atuam no futebol brasileiro. Além de Gabigol, Rodrigo Caio e Douglas Santos, Dunga também chamou Elias, do Corinthians, Alisson, do Internacional, e Lucas Lima e Ricardo Oliveira, do Santos.

"Convocamos esses jogadores porque eles mostraram que merecem estar na seleção brasileira. Como falei antes, temos sempre que entrar com a mentalidade da vitória. As duas competições são importantes, não dá para dividir entre uma e outra. A primeira é a Copa América, e vamos focar nela para obter os resultados que desejamos", analisou Dunga.

Para a Copa América, Juninho Paulista ocupará a função de auxiliar técnico. O ex-meia será substituído após o amistoso do dia 29, contra o Panamá, por Rogério Ceni, que atuará durante a competição. Na convocação, o técnico esteve acompanhado de Gilmar Rinaldi e Eduardo Bandeira de Mello, presidente do Flamengo, que será chefe de delegação do Brasil.

A ausência de Neymar já era certa, uma vez que o Barcelona havia informado que só liberaria o craque para os Jogos Olímpicos. Ainda assim, o camisa 10 da Seleção não deixou de ser assunto. Dunga garantiu que a equipe estará preparada para disputar a Copa América sem seu principal jogador.

"Não precisa falar muito do Neymar, todo mundo sabe o jogador que ele é. Mas temos outros jogadores competitivos, que já mostraram valor na seleção. Já jogamos outros jogos sem o Neymar, mas temos reservas que podem dar a resposta que queremos. A Seleção tem que ser uma equipe competitiva, em busca da vitória, e, principalmente, usar o talento. Temos que ter jogadores que driblam, buscam o gol e, principalmente, se divertir. É um momento único. Quando você pisca o olho, acabam os quatro anos", concluiu.

O Brasil disputa a Copa América Centenário entre os dias 3 e 26 de junho, nos Estados Unidos. O primeiro adversário será o Equador, no dia 4, às 23h, no Rose Bowl.

Confira os convocados:

GOLEIROS
Alisson (Internacional)
Diego Alves (Valencia)
Ederson (Benfica)

ZAGUEIROS
Miranda (Internazionale)
Gil (Shandong Luneng)
Marquinhos (PSG)
Rodrigo Caio (São Paulo)

LATERAIS
Daniel Alves (Barcelona)
Fabinho (Monaco-FRA)
Filipe Luís (Atlético de Madrid)
Douglas Santos (Atlético-MG)

MEIAS
Luiz Gustavo (Wolfsburg)
Elias (Corinthians)
Renato Augusto (Beijing Guoan)
Willian (Chelsea)
Lucas Lima (Santos)
Philippe Coutinho (Liverpool)
Casemiro (Real Madrid)
Rafinha Alcantara (Barcelona)

ATACANTES
Douglas Costa (Bayern de Munique)
Ricardo Oliveira (Santos)
Hulk (Zenit)
Gabriel (Santos)

Você pode gostar