Por edsel.britto

Rio - Os olhos das crianças iluminam a Cidade de Deus, na zona oeste do Rio de Janeiro. Brilham tanto quanto a medalha que reluz no peito de Rafaela Silva, medalha de ouro na categoria até 57kg do judô nos Jogos Olímpicos do Rio. A ilustre filha da comunidade é fruto do trabalho do Instituto Reação, que existe há 16 anos e foi idealizado pelo ex-judoca Flávio Canto.

Entre expressões de admiração e pedidos de fotos, a campeã olímpica esteve ontem no instituto, em Jacarepaguá, para dividir a conquista do ouro com os alunos do projeto que a abrigou, quando ela tinha apenas 8 anos.

Rafaela Silva posa ao lado das dezenas de jovens e crianças assistidas pelo Instituto ReaçãoDaniel Castelo Branco / Agência O Dia

“Eu batalho há dezesseis anos e durante todo esse tempo o judô fez parte da minha vida. Desde sempre estive com o Geraldo Bernardes, meu técnico, além do Flávio Canto, que me ajudou muito também”, diz Rafaela, que foi recepcionada no Reação junto com o judoca Victor Penalber e dos atletas refugiados Popole Misenga e Yolande Mabika, que também disputaram os Jogos.

Medalhista de ouro há apenas 17 dias, Rafaela Silva confessa que ainda não se acostumou com o assédio dos fãs: “Eu tenho contato com essas pessoas todos os dias, mas há um mês eu não pisava aqui, estava com saudade. O instituto é importante por isso, muda a vida da gente. Mudou a minha. Agora não consigo andar, não consigo comer, fazer mais nada sozinha. Mas é legal demais, ainda estou me acostumando com tanta câmera, tanta pergunta”, brinca a atleta, de 24 anos .

PRECONCEITO NO TATAME

Flávio Canto, idealizador do projeto, acredita que a dedicação dos alunos quebrou alguns tabus no esporte. O ex-judoca se recorda do começo, quando os competidores sofriam preconceito.

Rafaela Silva exibe orgulhosa a medalha que conquistou nos Jogos Olímpicos do Rio Daniel Castelo Branco / Agência O Dia

“Acho que a melhor forma para quebrar esse paradigma é justamente mostrar a capacidade e o talento deles. Hoje o Reação é líder no ranking estadual e é uma das maiores forças do país. No começo, eles chegavam em um torneio e tinham medo dos outros competidores. Quando os alunos do Instituto Reação apareciam, os outros falavam que haviam chegado os favelados”. O ouro de Rafaela comprova que eles chegaram. E longe.

Reportagem de Yuri Eiras

Você pode gostar