Por bferreira
Rio - Embalada por seis vitórias consecutivas, a seleção brasileira voltará a entrar em campo no próximo dia 25 em um ritmo bem mais leve do que aquele visto no segundo semestre do ano passado. Sem a presença de atletas que atuam no exterior, com os clubes do País em fase final de pré-temporada e às vésperas do início dos torneios estaduais, o time nacional a ser montado por Tite deverá ser definido muito mais por questão física do que técnica. O treinador está finalizando o planejamento para o jogo esta semana com o coordenador de seleções da CBF, Edu Gaspar.
Tite já caiu nas graças do torcedor brasileiroEfe

Nesta terça-feira, a CBF anunciou que a seleção será convocada por Tite no dia 19, às 11 horas, no Rio. "O critério da formação da lista é técnico-tático, porém em respeito aos clubes e preservando a saúde dos atletas seguiremos um pré-requisito. Nosso departamento médico-físico estará em contato com os clubes para que nos passem uma segurança de que o atleta possa atuar por no mínimo 45 minutos", disse o treinador.

O amistoso com a Colômbia, no Engenhão, terá caráter solidário - a renda será revertida aos familiares das vítimas do voo que levava a delegação da Chapecoense a Medellín, no fim de novembro. Como a partida não vai ocorrer em uma data reservadas pela Fifa, nenhum clube é obrigado a ceder jogadores. Assim, para não deixar times e atletas em saia-justa, Tite deverá manter contato prévio com as comissões técnicas de todos das equipes das quais pretende chamar jogadores.
Publicidade
A condição física deverá nortear a lista do treinador, e ainda não tem data para ser divulgada - a tendência é que seja na próxima semana. Muitos times brasileiros nem sequer iniciaram a pré-temporada, enquanto Vasco, Bahia, Atlético Mineiro, Corinthians e São Paulo disputam a Florida Cup, cuja final está prevista para 21 de janeiro, apenas quatro dias antes do amistoso. De quebra, a maioria dos Estaduais se inicia no dia 28 O calendário do Campeonato Paulista foi adiado em uma semana.
Outra possibilidade é a de que Tite não comande nenhum treino para a partida, e reúna os jogadores apenas na noite anterior ao amistoso. Apesar de todas as dificuldades para montar a lista, o técnico vê o amistoso com a Colômbia como uma oportunidade de avaliar jogadores que não foram convocados por ele nos seis jogos que comandou no ano passado.
Publicidade
Vale lembrar que Tite não treinou a seleção em um único amistoso, e só terá oportunidade de fazer isso no meio do ano. Antes, ainda disputará dois jogos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018 no final de março.
Com informações do Estadão Conteúdo
Publicidade