Um dos jogadores mais bem pagos do mundo — R$ quase 90 milhões por ano, segundo a revista Forbes —, Cristiano Ronaldo é sinônimo de sucesso. Exemplos não faltam para comprovar tamanha projeção. De acordo com o Ipam, ele é o 'produto' mais valioso para divulgar internacionalmente Portugal, país onde nasceu e que atravessa grave crise econômica.
Nas redes sociais, é um fenômeno. Foi a segunda pessoa a atingir a marca de 100 milhões de seguidores no Facebook — ao lado da cantora colombiana Shakira — e hoje é acompanhado por 115 milhões de admiradores. Cada post que ele publica é avaliado em R$ 378 mil. No Twitter, tem 32,6 milhões de seguidores, 2,3 milhões de pessoas inscritas em seu canal no Youtube e gera 119 milhões de referências em cada busca por seu nome no Google.
"Ele tem valor de marca por si só, mas sua vida pessoal influencia no aumento de sua visibilidade ou não. Uma namorada do mundo da moda fez com que CR7 tivesse impacto financeiro maior que se ela fosse uma desconhecida. Irina tem visibilidade midiática e isso propagava um pouco a marca CR7. Este era um ponto benéfico para ele", avalia Daniel Sá, diretor-executivo do Ipam.
IDOLATRIA DE ANCELOTTI
Vida amorosa à parte, Cristiano Ronaldo coleciona apaixonados fãs. Com vários recordes na carreira, o ganhador da Bola de Ouro de 2008, 2013 e 2014 — além do prêmio The Best da Fifa, semana passada —, foi eleito o melhor jogador dos 100 anos da federação portuguesa, com 48,34% dos votos, à frente da lenda Eusébio, que morreu em 2014 e teve 47,10%. Destaque na conquista lusitana da Eurocopa, em 2016, é adorado pelo italiano Carlo Ancelotti, ex-técnico do Real Madrid, hoje no Bayern de Munique.
"Ele é o melhor jogador que treinei. Tive comandados fabulosos, como Ronaldinho Gaúcho, Maldini, Ibrahimovic e Pirlo, mas nenhum com tanta regularidade. Ele pode agradecer aos pais e à mãe natureza, porque possui uma base fantástica”, elogia Ancelotti, que revela um lado pouco conhecido de CR7: o altruísmo. "Ele é um companheiro exemplar. Ama fazer gols, mas evoluiu para ser mais coletivo. Isso mostra que pode ser decisivo sendo altruísta", frisa.
ELOGIOS SINCEROS
Ancelotti ainda destaca a incansável capacidade de trabalhar como arma de CR7 para brilhar e conquistar títulos como três Ligas dos Campeões (2008, 2014 e 2016) e três Mundiais de Clubes (2008, 2014 e 2016) ou ser o artilheiro do Espanhol e maior recordista de gols (16) em uma edição da 'Champions': "Cristiano faz de tudo com seriedade e profissionalismo".
Elogios, gols e títulos, porém, parecem não saciar Cristiano Ronaldo. Vaidoso, ele brilha em campanhas publicitárias (higiene pessoal, companhia aérea, banco, multinacional de nutrição, grife de ternos e relógios de luxo) e em ações de caridade — é embaixador global da 'Save The Children', importante organização não governamental de defesa dos direitos da criança.
O GAJO QUE DITA MODA