Por gabriel.santos
França - Em um ato condenável, a torcida do Olympique de Lyon deu mais uma prova de que o machismo ainda ronda o mundo do futebol. Em contraste com o crescente número de mulheres indo ao estádio e acompanhando o esporte, os torcedores franceses exibiram bandeiras que reforçavam a ideia de que "lugar de mulher é na cozinha".
Bandeira exibida no estádio do Lyon tinha mensagem bem clara%3A lugar de mulher não é no estádioReprodução / Canal Sport%2B
Durante a partida contra o LOSC Lille, torcedores levantaram duas bandeiras, cada uma com o desenho de um boneco simbolizando um homem e uma mulher. No caso da bandeira que representava os homens, a faixa afirmava ele deveria estar no estádio.
Publicidade
Por outro lado, a faixa com uma mulher afirmava claramente que ela estava no 'lugar errado'. Para esses torcedores, as mulheres presentes deveriam estar na cozinha, ao invés de assistirem aos jogos de seu time de coração.
O momento foi captado pela TV francesa e repercutiu nas redes sociais. Muitos usuários criticaram a atitude da torcida do Lyon e chegaram a sugerir que as jogadoras do time feminino do clube se recusassem a jogar, como forma de protesto.
Publicidade
A ex-diretora da Federação Francesa de Futebol, Dominique Crochu, também criticou a atitude e questionou a falta de controle do conteúdo exibido nas bandeiras que entram nos estádios.
Publicidade
A equipe feminina do clube francês é, inclusive, uma das mais fortes da Europa, ao contrário do time masculino. Na última temporada, venceram o campeonato francês e a Champions League feminina, sem perder nenhuma partida e com média de 5 gols por jogo.