Por jessyca.damaso
São Paulo - O futuro do zagueiro Heltton Matheus está em xeque. Pivô da eliminação do Paulista na Copa São Paulo de Futebol Júnior deste ano, por usar documentos falsos alterando a idade para disputar o torneio, o jogador será julgado amanhã pelo Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo e pode levar um gancho pesado.
Heltton vai ser julgado nesta segunda-feira por ter usado documentos de um amigo presoReproduções / Facebook

Heltton foi denunciado no artigo 234 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, por ter usado os documentos de Brendon Matheus Lima dos Santos, que tem dois anos a menos (20) e está preso no Rio. O caso foi descoberto após o jogo contra o Batatais, na semifinal do torneio. Pela falsificação de documentos, ele corre o risco de levar uma suspensão de 180 a 720 dias, além de multa.

Após assumir o erro, Heltton espera que a Justiça não abrevie sua carreira. "Espero uma punição que não me afaste tanto do futebol, mas que seja justa. Assumo o meu erro e vou cumprir o que for decidido. Só espero que não seja algo tão rigoroso, que venha a me atrapalhar", afirmou o jogador, que sonha com uma pena branda para jogar em breve pelo Audax Osasco.
Desde pequeno%2C Heltton já frequentava os campinhos da região de São Gonçalo%2C para a alegria do pai%2C seu NiltonJosé Carlos Gomes de Assis%2C o "Barreto"

Depois do escândalo foi o clube paulista que lhe abriu as portas, graças ao ex-jogador e atual presidente, Vampeta. "É difícil eu mesmo dizer o tempo que seria justo. Mas espero que sejam uns cinco ou seis meses, se for menos, melhor ainda", projeta.

Passados mais de 20 dias da denúncia, Heltton garante estar arrependido: "A princípio fiquei muito envergonhado, porque não foi isso que os meus pais me ensinaram. Mas as circunstâncias me levaram a atitudes desesperadas. Virei a página e estou levando tudo o que aconteceu como uma lição de muito aprendizado".

Mesmo que leve um longo gancho, o zagueiro não ficará desamparado. "Ele é mais um garoto que errou e precisa de uma chance para continuar. Está treinando com a gente, alojado e recebendo o seu salário. Se for punido por um ano, dois, ou seis meses, não vai parar de jogar, pois o clube vai estar ao lado dele", prometeu Vampeta.

Muito angustiado, o pai do zagueiro, o pintor de carros Nilton Lima Rodrigues, promete apoiar o filho independentemente do resultado do julgamento.

Publicidade
“Meu filho cometeu um erro e vai pagar pelo que fez. Se ele for banido do futebol, vou recebê-lo de braços abertos. Fui traído por ele, mas jamais lhe viraria as costas. Ele cometeu esse erro pelo sonho de jogar futebol”, justifica seu Nilton. Apesar do erro do filho, ele faz elogios ao herdeiro. “Ele é uma das poucas pessoas que entra e sai do bairro na hora que quiser, por ser muito família. Se puxarem a ficha dele na polícia, não vão encontrar nada”, garante.