Por thiago.antunes

Rio - O time de padres brasileiros, representado pelo Colégio Pio Brasileiro, que disputa a 11ª Clericus Cup, a Copa do Mundo dos Sacerdotes Católicos, em Roma, iniciou os treinamentos de olho no próximo adversário, no dia 6 de maio, pelas quartas de final da competição.

Neste domingo, o Pio Brasileiro, constituído por sacerdotes e seminaristas que estudam no Vaticano, perdeu de três a zero para o Mater Ecclesiae de Roma, atual campeão mundial. Mas os canarinhos religiosos juram que não fizeram “corpo mole” e nem cometeram dois dos sete pecados capitais durante a partida: preguiça e, muito menos, soberba.

Padres brasileiros rezam com os 'adversários'%2C do o Mater Ecclesiae%2C antes da partida%2C próximo à Basílica de São PedroDivulgação / Padre Geraldo Maia

“Tudo bem que já estávamos classificados para as quartas de final e só entramos em campo para cumprir tabela. Mas jogamos sério. Foi um jogão. Estamos fazendo uma boa campanha”, garantiu por telefone ao DIA, o capitão Neimar (com I), xará do craque da Seleção Brasileira, e um dos destaques do elenco, que terminou a rodada em segundo lugar no Grupo D. Neimar ressalta que “um apagão” em sua equipe possibilitou que os adversários fizessem os três gols em apenas cinco minutos.

O Campeonato Mundial Pontifício, como também é conhecida a competição, reúne 404padres de 66 nacionalidades em 18 times. As regras são um pouco diferentes do futebol convencional. O tempo para cada lado é de 30 minutos e não 45. E há apenas um cartão, de cor azul, que, diante de alguma indisciplina, digamos, menos religiosa, bota o faltoso para “pensar e se arrepender do que fez” por pelo menos oito minutos. “Xingar a mãe do juiz, nem pensar”, relembra o sacerdote volta-redondense, Leandro Nunes, às gargalhadas.

Sob as bênçãos do Papa Francisco, os atletas de Cristo são estimulados nas partidas a exercerem a convivência fraterna, cooperação e amizade. Os interessados em acompanhar o campeonato e, claro, torcer pelo Brasil, basta acessar o site www.clericuscup.it. Amém?

 

Você pode gostar