Por bferreira

Rio - A Fifa propôs oficialmente nesta quinta-feira a realização de um playoff, como forma de disputa preliminar da Copa do Mundo, com a participação de seis seleções. A novidade faz parte das mudanças que vão ampliar o Mundial, a partir de 2026, para 48 equipes. Este playoff daria duas vagas na versão ampliada da Copa.

Gianni Infantino assumiu a Fifa e quer inovarDivulgação

Este playoff seria disputado no mês de novembro anterior ao ano do Mundial, no próprio país-sede, e seria considerado um evento-teste da grande competição. Contaria com uma seleção da América do Sul, uma da América do Norte, uma da Ásia, uma da África e outra da Oceania. A Europa não cederia equipes para este torneio preliminar. A outra vaga viria da confederação que sedia a Copa.

O continente europeu não seria contemplado neste torneio porque já terá ampliado o seu número de seleções na Copa, com mais três vagas asseguradas diretamente. Ao todo, a Uefa teria 16 equipes na competição. Com a ampliação do Mundial, a América do Sul passaria a classificar seis seleções para a Copa; a Ásia, oito; a África, nove; a América do Norte, seis; e a Oceania, um.

A Fifa destacou que, pela nova definição, a entrada automática do país-sede na Copa descontaria uma das vagas da confederação correspondente. Estas novidades foram discutidas em reunião do Escritório do Conselho da Fifa, que reúne o presidente Gianni Infantino e os presidentes das seis confederações continentais, nesta quinta-feira, em Zurique.

As propostas ainda não têm peso de uma decisão definitiva da Fifa. Para tanto, terão que ser aprovadas pelo Conselho da Fifa (órgão que substituiu o Comitê Executivo), que vai se reunir no dia 9 de maio, no Bahrein, na véspera do congresso da entidade.

Vagas diretas:

Ásia (8)
África (9)
América do Norte, Central e Caribe (6)
América do Sul (6)
Oceania (1)
Uefa (16)

*país-sede tem vaga direta, que é retirada da cota de sua confederação


Repescagem (torneio com seis times que dará duas vagas ao Mundial):
Ásia (1)
África (1)
América do Norte, Central e Caribe (1)
América do Sul (1)
Oceania (1)
Seleção extra do continente do país-sede (1)

Com infrmações do Estadão Conteúdo

Você pode gostar