Por pedro.logato

Rio - Com o apoio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Rio e da SUDERJ, a Federação de Remo do Rio (FRERJ), inaugura nesta quinta-feira, dia 18, às 20 horas, o primeiro Centro de Treinamento de Formação e de Alta Performance de Remo do país, numa área dentro do Estádio de Remo da Lagoa,legado dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

A inauguração contará com a presença do Ministro do Esporte, Leonardo Picciani, do Secretário Estadual de Esportes, Lazer e Juventude, Thiago Pampolha, do presidente da SUDERJ, Leonardo Morais, do presidente da FISA (Federação Internacional de Remo), Oswaldo Borchi, representante da Confederação Sulamericana de Remo, do presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Mizael Conrado, de dirigentes de clubes, de remadores, entre outras personalidades do esporte.

O CT é um projeto inédito que visa detectar e formar atletas com potencial para competir a nível internacional, além de oferecer suporte técnico e infraestrutura adequada aos clubes e instituições esportivas para treinamentos com objetivo de melhorar a participação dos remadores em competições.

Centro de treinamento será inaugurado nesta quintaDivulgação

No espaço os atletas vão contar com sala de musculação, material esportivo para competição, salas de avaliação médica e fisioterápica, consultório odontológico, dormitórios, copa/cozinha, remoergômetros, simuladores, analisador de lactato e tudo que for necessário para o melhor funcionamento do espaço.

"Nosso objetivo principal é proporcionar aos atletas, treinadores e preparadores técnicos um local adequado para treinamento de alta performance. Assim nossos remadores poderão competir de igual para igual com os adversários mais fortes. Vamos promover a divulgação do remo como atividade escolar recreativa e incentivar a integração com os municípios do Estado do Rio, além de fomentar o intercâmbio com atletas estrangeiros", explica Paulo Carvalho, presidente da Federação de Remo do Rio.

O projeto pioneiro funcionará na área do Estádio de Remo da Lagoa que foi reformada para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, sendo o único legado olímpico a ser transformado em Centro de Treinamento.

"O espaço contará com todo legado deixado pela olimpíada como raia Albano, os catamarãs, rampa partidor, flutuadores e as garagens dos barcos. Nada disso estaria acontecendo sem o apoio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Rio e da SUDERJ – acrescenta o presidente da FRERJ.

No espaço os atletas vão contar com sala de musculação%2C material esportivo para competiçãoDivulgação

O Laboratório de Fisiologia do Exercício Experimental e Aplicada da Universidade Federal Fluminense (UFF) será responsável por toda a parte médica e fisioterápica do CT sob a coordenação do professor-doutor Pedro Paulo da Silva Soares, que também é coordenador o laboratório da UFF.

"Colocaremos nossa infraestrutra e pessoal à disposição do centro de treinamento, provendo intercâmbio científico e a realização de projetos de pesquisa e de cooperação técnica, além de apoio à execução do projeto critérios de desempenho e treinamento físico nas condições ambientais do Rio de Janeiro", declara Pedro Paulo Soares.

Pedro Paulo Soares integra a diretoria técnica, de fomento e desenvolvimento do CT de Remo junto comMarcos Amorim e Marcelo Neves. O Secretário de Esporte, Lazer e Juventude do Rio, Thiago Pampolha, também destaca a importância do CT de Remo:

"É extremamente importante para o Rio de Janeiro ter um centro de excelência esportiva como este. A vocação da cidade para o esporte precisa se traduzir em políticas de incentivo aos atletas e foi o que conseguimos, graças a esta parceria com a Federação de Remo do Rio de Janeiro e a Universidade Federal Fluminense. Tenho certeza que colheremos muitos frutos e vitórias no remo brasileiro e o Centro de Treinamento da Lagoa fará parte desta história".

Você pode gostar