Por jessyca.damaso

Espanha - Dois dias após encerrar a temporada 2016/2017 com a conquista do título da Copa do Rei, o Barcelona já definiu o nome do seu novo técnico. Nesta segunda-feira, o clube catalão anunciou a contratação de Ernesto Valverde, treinador que recentemente deixou o comando do Athletic Bilbao. Ele vai assinar um acordo por duas temporadas e que poderá ser prorrogado por mais uma.

Ernesto Valverde já jogou no Barcelona na década de 1980Divulgação Barcelona

Valverde chega ao Barcelona para suceder Luis Enrique, técnico do Barcelona nas últimas três temporadas. Em março, porém, ele anunciou a decisão de não seguir mais à frente do clube, tendo se despedido no último fim de semana, na vitória por 3 a 1 sobre o Alavés, conquistando o seu nono título em 13 competições disputadas pelo clube.

Apesar dos títulos da Copa do Rei e da Supercopa da Espanha, o Barcelona esteve longe de brilhar nesta temporada, sendo eliminado nas quartas de final da Liga dos Campeões da Europa para a Juventus e perdendo o título espanhol para o Real Madrid.

Esta será a segunda passagem de Valverde pelo Barcelona, clube que ele defendeu durante a sua carreira de jogador, no fim da década de 1980, tendo atuado por duas temporadas sob o comando do lendário craque holandês e treinador Johan Cruyff.

Agora, Valverde retorna ao Barcelona como treinador, após ser especulado nos últimos dias como principal favorito a suceder Luis Enrique, principalmente após encerrar uma passagem de quatro temporadas pelo time de Bilbao. E o anúncio da sua contratação se deu após uma reunião da diretoria, sendo realizado pelo presidente Josep Maria Bartomeu.

Na última temporada, sob o comando de Valverde, o Athletic Bilbao terminou em sétimo lugar no Campeonato Espanhol e herdou uma vaga na Liga Europa com a conquista do título da Copa do Rei exatamente pelo Barcelona no último fim de semana.

Valverde levou o Athletic ao título, diante do Barcelona, na Supercopa da Espanha em 2015, na primeira conquista do clube em mais de três décadas. Ele também treinou o time de 2003 a 2005. Além disso, teve passagens Olympiakos, Villarreal, Valencia e Espanyol, tendo levado o time de Barcelona à final da Copa da Uefa - a atual Liga Europa - em 2007.

O treinador é conhecido pelo estilo de jogo ofensivo, algo que casa bem com o futebol exibido pelo clube catalão nos últimos anos, além de priorizar a posse de bola, apostar na marcação alta e no esquema tático 4-2-3-1.

O Barcelona marcou a apresentação de Valverde para a próxima quinta-feira. Nas suas mãos, ele contará com os craques sul-americanos Lionel Messi, Neymar e Luis Suárez, mas talvez precisará renovar um elenco que conta com alguns veteranos como Andrés Iniesta e Javier Mascherano. A sua primeira partida oficial será a decisão da Supercopa da Espanha contra o Real Madrid, em agosto.

Você pode gostar