Por gabriel.santos

Santiago - O Ministério de Relações Exteriores do Chile recomendou nesta terça-feira aos torcedores do país que viajarem à Rússia por ocasião da Copa das Confederações para que não 'cantem' mulheres, alegando que a atitude não é bem vista por lá.

Seleção chilena disputará a Copa das ConfederaçõesReprodução Twitter

A sugestão do Ministério é parte de um manual de recomendações "O Chile Vai Contigo", divulgado nesta terça-feira e que prestará assistência aos chilenos que forem apoiar 'La Roja' no torneio da Fifa - 12 mil, segundo as autoridades chilenas.

A explicação dada na publicação, também disponível na internet, é pequena e dá margem para interpretação de que a forma de se relacionar entre homens e mulheres é diferente nos dois países. "O trato com as mulheres é outro fator a ser levado em conta. Na Rússia, não há o costume de "cantar" as mulheres nas ruas, e essas atitudes são consideras impróprias. Isso ganha importância ainda maior em Kazan, cidade de maioria muçulmana", afirma a Chancelaria em um código de conduta presente no manual.

"Como Ministério, fizemos um grande esforço para orientar quem viajar para a Rússia para presenciar a Copa das Confederações. Ativamos a nossa rede consular na Rússia e em novas nações europeias, provavelmente de passagem para a Rússia, com o objetivo de atender aos chilenos que estarão lá para ver a seleção nacional", declarou o ministro de Relações Exteriores, Arauto Muñoz.

"Poderia nomear muitos países aonde fomos e recebemos a ajuda da Chancelaria. Quero convocar todos os torcedores chilenos que estão se preparando para ir para a Rússia para acessarem o site, que pode ser de grande ajuda", acrescentou.

No código de conduta, o Ministério aconselha os turistas a evitarem confusões com os russos, classificados como "muito amáveis e dispostos a colaborar", destacam a limpeza das ruas e lembram que é proibido consumir bebida alcoólica nas ruas.

A delegação do Chile viajará para a Rússia na próxima segunda-feira e dois dias depois disputará um amistoso contra os donos da casa no CSKA Stadium, em Moscou. No dia 13, irá à cidade de Cluj, na Romênia, para enfrentar a seleção local. A estreia na Copa das Confederações acontecerá no dia 18, contra Camarões, no Spartak Stadium.

Você pode gostar