Por bferreira

São Paulo - Considerada por muitos como uma competição de segundo nível, a Copa Sul-Americana pode ser turbinada graças a um lobby de algumas confederações sul-americanas. Se a ideia for aprovada, a competição dará uma vaga no novo Mundial de Clubes da Fifa. A entidade máxima do futebol mundial estuda lançar a competição em 2021.

Copa Sul-Americana pode ganhar um 'plus'Divulgação

De acordo com informações do Blog do Marcel Rizzo, do 'UOL', as confederações de Bolívia, Venezuela e Peru irão levar a ideia para a Conmebol em dezembro, quando devem ser discutidos critérios de classificação para a competição.

O jornal espanhol 'Mundo Deportivo' crava que o novo Mundial de Clubes vda Fifa deve ter 24 equipes, com cinco vagas para a Conmebol. Os quatro campeões da Libertadores nos anos anteriores estariam classificados, mais um pelo ranking da confederação. 

Essa última vaga é que estaria sendo contestada. Bolívia, Venezuela e Peru querem a classificação de uma equipe via Copa Sul-Americana, já que analisam que o ranking não daria chances para eles. Atualmente, o ranking tem como líder o Boca Juniors (ARG), seguido por River Plate (ARG), Atlético Nacional (Colômbia), Nacional (URU), Penãrol (URU) e São Paulo.

A Fifa tem como planejamento acabar com a Copa das Confederações e colocar no seu lugar o Mundial Interclubes, que seria disputado de quatro em quatro anos. 

Você pode gostar