Por pedro.logato

Inglaterra - O português Cristiano Ronaldo recebeu nesta segunda-feira o troféu de melhor jogador do mundo da Fifa pela quinta vez na carreira. O astro do Real Madrid recebeu 43,16% dos votos entre jogadores, técnicos e profissionais da imprensa, que o consideraram o maior destaque do futebol na temporada 2016/2017. Entre eles, o técnico da seleção brasileira, Tite.

Pouco após a premiação, realizada em Londres, a Fifa divulgou as opções de cada um dos eleitores. E Tite escolheu Cristiano Ronaldo como o melhor do mundo na temporada, deixando Neymar apenas como segundo opção. Em terceiro lugar, o técnico da seleção apontou Lionel Messi.

Neymar ficou na terceira colocaçãoAFP

Daniel Alves também lembrou dos três jogadores, que de fato chegaram à final do prêmio, mas mudou a ordem entre eles. O lateral-direito da seleção brasileira escolheu o seu companheiro de Paris Saint-Germain Neymar como o melhor do mundo, seguido por Cristiano Ronaldo e, depois, Messi.

Neymar ficou na terceira colocação da votação, com 6,97% dos votos. Foram 15 votos para ele para o primeiro lugar, mas a grande maioria de países sem expressão no futebol como Tanzânia, Ilhas Virgens, Camboja, entre outros. As exceções ficaram por conta de Daniel Alves e dos capitães de Equador, Ayovi, e Hungria, Balazs Dzsudzsak.

Neymar, no entanto, não foi o único brasileiro lembrado na eleição da Fifa. O lateral-esquerdo Marcelo, do Real Madrid, foi citado 27 vezes, todas como segundo ou terceiro colocado. Entre aqueles que votaram no jogador, destaque para o holandês Arjen Robben, do Bayern de Munique, Cristiano Ronaldo, seu companheiro de Real, e Jorge Sampaoli, técnico da Argentina.

Cristiano Ronaldo, Neymar e Messi dominaram os votos para primeira colocação, mas não foram os únicos citados. Harry Kane, Luka Modric, Aubameyang, Buffon, Sergio Ramos, Toni Kroos, Lewandowski, Keylor Navas, Eden Hazard, Luis Suárez, Neuer, Ibrahimovic e até Kanté foram lembrados.

TITE

Entre os treinadores, o francês Zinedine Zidane ficou com o prêmio de melhor do mundo na temporada 2016/2017 por seu trabalho no Real Madrid, deixando os italianos Massimiliano Allegri, da Juventus, e Antonio Conte, do Chelsea, para trás. Mas o técnico da seleção brasileira, Tite, também foi lembrado.

Tite foi citado 41 vezes, sendo sete vezes como o melhor do mundo. Entre os que colocaram na primeira colocação, destaque para Daniel Alves e o atacante peruano Paolo Guerrero, comandado por ele no Corinthians. Outro que lembrou do treinador, mas como segundo colocado, foi o zagueiro uruguaio Diego Godin.

Você pode gostar