Por jessyca.damaso

Fortaleza - Deixar um legado técnico e de estrutura. Essa é a ambição de Rogério Ceni no Fortaleza. O ex-goleiro foi apresentado nesta quarta-feira como novo treinador do clube, com uma festa na Arena Castelão, em Fortaleza, que teve direito até show de uma dupla sertaneja e mostrou-se esperançoso e empolgado em poder contribuir para uma mudança estrutural do clube.

Rogério Ceni se mostrou empolgado para comandar o FortalezaReprodução Youtube

"Vim para ganhar jogo após jogo. O motivo de eu estar aqui é o Fortaleza ter uma camisa de peso, uma torcida enorme. É um clube que me propicia a chance de, no primeiro semestre do ano, ser campeão", disse Rogério Ceni. "Não é uma exigência minha, mas um legado que podemos deixar com uma academia de ginástica, um campo com grama sintética e salas modernas", prosseguiu.

A chegada do treinador, que assinou contrato por um ano, com salários de R$ 150 mil mensais, teve dois atos. Na área Vip da Arena Castelão, cerca de 4 mil pessoas lotaram o espaço para vê-lo e também "curtir" algumas músicas da dupla Fran e Diego. Rogério Ceni também foi à sala de imprensa da arena para falar sobre seus planos aos jornalistas.

Com estreia prevista para 10 de janeiro contra o Tiradentes, pelo Campeonato Cearense, Rogério Ceni promete colocar em campo o "novo Fortaleza", já montado por ele. "Estamos atrás de 17 jogadores com perfil de maior experiência e atletas de base de grandes times brasileiros como São Paulo, Atlético Mineiro e Atlético Paranaense", contou.

"No atual elenco do Fortaleza, vamos aproveitar oito jogadores, os goleiros Marcelo Boeck e Matheus, o lateral-direito Felipe, o lateral-esquerdo Bruno Melo, o zagueiro Pablo, o meia Uchoa e os atacantes Adenilson e Paulo Sérgio", informou o técnico. "Já começamos a fazer os contatos com os futuros jogadores, mas vamos trazer atletas que queiram vestir a camisa do Fortaleza".

Rogério Ceni fez uma analogia entre a sua passagem como treinador do São Paulo com o que espera como técnico do Fortaleza. "No São Paulo, tive planejamento para trabalhar dois anos, mas fiquei apenas seis meses, com um índice de aproveitamento de 50%. Não era o resultado que eu queria. Em seis meses o São Paulo teve 34 jogadores, não deu muito certo. No São Paulo, eu já recebi um time montado, que depois foi retirando peça por peça, como o Araújo, o Maycon. E no Fortaleza vai ser o contrário, vou montar o time com o elenco de 22 jogadores e tenho um ano de trabalho. Já tenho 30% do elenco no Fortaleza e vamos buscar os outros 70% pelo Brasil".

O novo treinador disse que prefere trabalhar no calor de Fortaleza do que na Ucrânia, onde as temperaturas atingem 30 graus negativos. "Sei lidar com pressão, a torcida do Fortaleza é uma das maiores do País. Vamos buscar títulos e quem sabe no centenário do time, em outubro de 2018, estaremos lutando pelo acesso à Série A do Campeonato Brasileiro".

Segundo Rogério Ceni, o time que ele vai montar não será no mesmo estilo do São Paulo, mas dentro das condições financeiras do clube cearense. "Por isso vamos buscar, além de jogadores experientes, atletas de categorias de base que estejam com vontade de jogar no Fortaleza. Estamos observando e vamos buscar no mercado jogadores dentro do padrão salarial. Vim para passar 12 horas e vou ficar uma semana na montagem desse time".

Rogério Ceni garantiu que só terá vez no seu elenco jogadores que demonstrem disposição em trabalhar. "A minha vida foi sempre assim. Sempre fui muito dedicado. E vou cobrar isso também dos meus atletas".

Com a chegada de Rogério Ceni, o Fortaleza confia em conquistar novos patrocinadores, até para ajudar a pagar os salários do treinador e também em alavancar o programa de sócio-torcedor. Nesta quarta-feira, aliás, o clube já começou a faturar com o novo treinador: cobrou ingresso de R$ 30 dos torcedores que foram à Arena Castelão para a apresentação - os sócios-torcedores não precisaram pagar.

Você pode gostar