Por bferreira

Rio - Flamengo e Vasco conhecerão seus grupo na próxima edição da Libertadores nesta quarta-feira. O sorteio ocorrerá no Centro de Convenções da Conmebol em Luque, localizado na grande Assunção, capital do Paraguai. Com a vaga conquistada através da classificação direta pelo Campeonato Brasileiro, o pote 3 será o destino do Rubro-Negro. O Cruzmaltino jogará a fase preliminar.

Taça Libertadores começa em janeiroDivulgação Conmebol

Critérios como o desempenho de cada clube nas últimas Libertadores; o coeficiente histórico, que leva em consideração toda a trajetória de cada time na competição; e o desempenho nas últimas dez edições dos respectivos campeonatos nacionais são utilizados para definir cada pote. As pontuações são gradualmente reduzidas com relação ao tempo decorrido mediante cada resultado analisado, decaindo 10% a cada ano de distância.

O pote 1 é majoritariamente composto por times brasileiros, como Grêmio, atual detentor do título da Conmebol Libertadores Bridgestone; Corinthians, campeão nacional em 2017; Cruzeiro, vencedor da Copa do Brasil; e Santos, que passou o vice-campeão Palmeiras mediante critérios anteriormente mencionados. Isso exclui a chance de qualquer desses clubes fazerem parte do grupo do Flamengo. Portanto, da primeira prateleira dos classificados, apenas River Plate (ARG), Boca Juniors (ARG), Atletico Nacional (COL) e Peñarol (URU) poderão ser os cabeças de chave do grupo rubro-negro.

No pote 2, o único brasileiro será o próprio Palmeiras, que ficará ao lado de Universidad de Chile (CHI), Emelec (EQU), Estudiantes (ARG), Cerro Porteño (PAR), Independiente (ARG), Bolívar (BOL) e Libertad (PAR).
Publicidade
Com o título do torneio Clausura colombiano, o Millionarios passou a integrar o mesmo pote do Flamengo, ocupando a última vaga direta pertencente à Colômbia. Os demais integrantes são The Strongest (BOL), Colo-Colo (CHI), Racing (ARG), Defensor (URU), Alianza Lima (PER) e Real Garcilaso (PER). Enquanto isso, no pote 4, estão confirmados Atlético Tucumán (ARG), Deportivo Lara (VEN), Delfín (EQU) e Monagas (VEN).
A possibilidade da entrada de outro clube brasileiro no grupo do Flamengo dependerá dos resultados da fase pré-Libertadores. Vasco e Chapecoense participarão das eliminatórias da segunda fase de forma direta.
Publicidade
O time carioca compõe o primeiro pote, enquanto a equipe catarinense está garantida no pote dois, que será completado ao término dos embates do estágio inicial da competição mais importante do continente. O Vasco pode enfrentar Melgar (PER), Concepción (CHI), Chapecoense, Banfield (ARG), Santiago Wanderers (CHI), Carabobo (VEN) e outros três que virão da primeira fase da Pré-Libertadores.

Você pode gostar