Projeto Skate Criança leva o esporte a orfanatos e favelas - Reprodução
Projeto Skate Criança leva o esporte a orfanatos e favelasReprodução
Por O Dia

Rio - O Projeto Skate Criança foi fundado em 1998 com o objetivo de integrar grupos sociais e instruir crianças e adolescentes através do esporte com clínicas de skate. O pai de Fernanda Creazzo, um dos nomes mais conhecidos do skateboard brasileiro, foi o idealizador da iniciativa.

"Tínhamos como parceiros a ONG da Mamãe (Associação de Assistência à criança Santamarense), que durou 8 anos. Fazíamos uma vez por ano a 'Ação com Ação', onde reuníamos parceiros locais e fazíamos um dia bem legal para as crianças. Costumávamos doar mensalmente skates e equipamentos de segurança para as crianças da escolinha. Passavam pela escolinha 800 crianças por mês", lembra Fernanda, que é instrutora e empresária de skate, digital influencer, além de atleta de boardsports como surfe, skate, wakeboard e snowboard.

A ruiva conhecida como Mafê lembra, no entanto, que o projeto foi cancelado pelo Governo Federal: "Destruíram a pista da Imigrantes e prometeram uma nova, perto do bairro Vila Guarani mas a mesma nunca foi construída. Cheguei a ver o projeto de pista mas caiu no esquecimento. O projeto era legal porque não tinha apenas skate, existia um trabalho muito maior incluindo as mães e adolescentes com atividades físicas e educacionais".

Desde então Fernanda Creazzo transformou o projeto em itinerante. "Reúno parceiros locais, instrutores de skate e realizo ações em comunidade menos favorecidas que estejam precisando de apoio”. explica a instrutora.

Confira as páginas do Projeto Skate Criança nas redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/fernandacreazzo

Instagram: www.instagram.com/projetoskatecrianca

Você pode gostar