Tex Winter ao lado de Michael Jordan anos anos 1990 - Twitter
Tex Winter ao lado de Michael Jordan anos anos 1990Twitter
Por O Dia

EUA - Tex Winter morreu na noite da última quarta-feira, aos 96 anos, em Manhattan. O ex-treinador de basquete e auxiliar do técnico Phil Jackson em nove dos 11 títulos conquistados por ele nos bancos do Chicago Bulls, onde Michael Jordan brilhava, e do Los Angeles Lakers, foi o responsável por criar o esquema dos triângulos ofensivos.

"Enquanto a família Winter lamenta a perda de um marido, pai e avô, também celebramos o que foi, em qualquer caso, uma vida frutífera, produtiva e cheia de acontecimentos", afirmou o comunicado enviado pela Universidade Estadual do Kansas, onde Winter treinou pela primeira vez.

O astro Michael Jordan mostrou-se grato por todos os anos em que conviveu com o treinador na época em que atuava no Chigaco Bulls. "Aprendi muito com o treinador Winter. Foi um pioneiro e um verdadeiro estudioso do jogo. O triângulo ofensivo foi um elemento decisivo de nossos seis campeonatos com os Bulls. Era um trabalhador incansável. Tex sempre esteve concentrado nos detalhes e na preparação como um grande mestre. Tive a sorte de jogar para ele. Minhas condolências para sua família".

Winter iniciou sua caminhada no esporte como assistente de Jack Gardner, no Kansas State, em 1947, antes de um período de dois anos em Marquette, onde se tornou o treinador mais jovem no basquete universitário, com 30 anos na época.

Ao lado de Phil Jackson, o ex-treinador é uma das únicas pessoas a ter mais de um tricampeonato consecutivo na NBA. Além de também ter sido consultor do time dos Lakers bicampeão em 2009 e 2010.

Você pode gostar