Rio - Desde a quinta rodada do Campeonato Brasileiro no G-4, o Botafogo tem motivos de sobra para acreditar que a vaga na Libertadores vá se tornar uma realidade. Faltam apenas sete jogos para o fim da competição e, no primeiro turno, o Alvinegro só perdeu uma partida nessa mesma sequência.
A única derrota nos últimos sete jogos da primeira metade da competição foi justamente para o Atlético-PR, em Curitiba. O time paranaense é adversário direto na parte de cima da tabela, mas, no returno, terá que encarar o Glorioso no Maracanã, podendo estar com o foco dividido com a Copa do Brasil.
Fora o resultado negativo contra o Furacão, os comandados do técnico Oswaldo de Oliveira obtiveram três vitórias e três empates, fechando a série com um aproveitamento de 57%.
Os jogadores preferem deixar os números e as estatísticas de lado e pregam total entrega na reta final, mas o otimismo é grande. Principalmente porque o Botafogo não ficará na dependência de outros resultados para alcançar o seu objetivo.
“A Libertadores está perto, mas não está fácil. Depende da gente. Temos que manter os pés no chão. Estamos tendo semana tranquila, após a vitória sobre o Atlético Mineiro. Ficamos tristes com a derrota na Copa do Brasil, mas já passou. Agora é focar no Brasileiro. Nossa caminhada pela Libertadores está bem clara. Não é uma obrigação, mas uma obsessão”, disse Gabriel.
No domingo, o Alvinegro terá confronto direto com o Goiás, no Serra Dourada, e torce para que o Esmeraldino chegue desgastado por causa do jogo contra o Flamengo pela semifinal da Copa do Brasil. “Eles estão em clima de decisão, e isso é bom para nós, temos que saber explorar. Vamos impor nosso ritmo de jogo desde o início”, projetou o volante alvinegro.
Treino para calibrar a pontaria
Com uma semana para trabalhar depois de muito tempo enfrentando uma maratona de jogos, Oswaldo de Oliveira aproveitou o a atividade em período integral, em General Severiano, para colocar a pontaria do time em dia.
Após um treino de ataque contra defesa, a manhã foi dedicada aos chutes a gol. Todos os jogadores, inclusive Seedorf, participaram.
Falando em pontaria, os alvinegros terão um reforço importante nesse quesito para a partida contra o Goiás, no domingo. Elias está recuperado da lesão muscular na coxa esquerda e volta ao ataque. Desde que se machucou, nenhum outro atacante conseguiu balançar as redes adversárias.