Por bernardo.argento

Rio - O Botafogo conseguiu a primeira vitória no Campeonato Brasileiro em grande estilo. Venceu com autoridade o Criciúma, por 6 a 0, no Maracanã. Emerson Sheik fez dois, mas foi superado por Daniel. O jovem meia teve uma atuação de gala e balançou as redes três vezes. Wallyson fez o dele e decretou a goleada alvinegra.

O triunfo espanta a crise que rondava General Severiano, e coloca o Glorioso na nona colocação. Os catarinense estão na 15ª posição, com três pontos somados. Na próxima rodada, o Alvinegro viaja para encarar o Goiás, em Juiz de Fora, na quarta-feira, ás 22 horas. O Criciúma recebe o Internacional, no Heriberto Hulse, no domingo, às 18h30.

Sheik comemora o seu segundo gol na partida Fernando Souza / Agência O Dia

>>>FOTOGALERIA: Confira as imagens da goleada do Botafogo

O JOGO

O Botafogo começou a partida buscando o gol. Logo no primeiro minuto, Daniel arriscou o chute, o goleiro Galato não segurou, mas a defesa do Criciúma conseguiu afastar. Em seguida, Edilson bateu forte de fora de área. Galato soltou, mas a zaga mandou para longe novamente.

A blitz alvinegra não parou por aí. Aos 7, Sheik soltou a bomba, e a bola tocou caprichosamente na trave. Diante da pressão botafoguense, o gol não demorou a sair. Na sua segunda oportunidade no jogo, Emerson não desperdiçou. Recebeu cruzamento de Bolatti, aproveitou a falha da defesa e, livre, chutou para abrir o placar: 1 a 0.

Depois do gol, o Glorioso acabou recuando e deixou os catarinenses gostarem do jogo. Jefferson foi exigido algumas vezes, tendo que sair do gol para cortar cobranças de faltas e escanteios. No entanto, o Criciúma não chegou a ter nenhuma grande chance de perigo.

O Botafogo voltou para a segunda etapa com tudo e fez três gols em apenas onze minutos. Assim como no primeiro tempo, Emerson Sheik apareceu livre no segundo pau, ajeitou o corpo, e chutou forte para aumentar o marcador: 2 a 0. A vantagem animou o Glorioso. Logo depois, o jovem Daniel aproveitou a sobra após o bate-rebate, e fez o terceiro. Em seguida, o jovem meia fez boa jogada individual e tocou na saída de Galato, fazendo o segundo dele na partida, colocando 4 a 0 no placar.

O triunfo poderia ter ficado mais elástico. Aos 16, o lateral-direito Edilson encobriu o goleiro, mas a bola bateu na trave. Daniel, no entanto, não desperdiçou a chance de fazer mais um. Arrancou pela ponta direita, deixou dois adversários para trás, e fez o terceiro dele no duelo, aumentando a goleada. Que ficou ainda maior, quando Wallyson, substituto de Zeballos, fez o sexto em um arremate da entrada da área. No final, ainda deu tempo da torcida gritar "olé" no Maracanã.

BOTAFOGO X CRICIÚMA

Estádio: Maracanã

Árbitro: Cláudio Francisco Lima e Silva

Gols: Emerson Sheik duas vezes (Botafogo), Daniel três vezes (Botafogo)

Cartões Amarelos: Eduardo (Criciúma), Fábio Ferreira (Criciúma), Serginho (Criciúma), Dória (Botafogo)

Cartões Vermelhos:

Botafogo: Jefferson; Edilson, Bolívar, Dória e Junior Cesar; Gabriel, Bolatti, Jorge Wagner (Lucas) e Daniel; Zeballos e Emerson.

Criciúma: Galatto; Eduardo, Gualberto, Fabio Ferreira e Cortez (Romulo); Serginho, Rodrigo Souza, João Vitor (Bruno Lopes) e Wellington Bruno; Silvinho (Everton) e Rodrigo Silva

Você pode gostar