Por edsel.britto

Rio - Nunca o Botafogo precisou se espelhar tanto em Jefferson. Com cinco expulsões nos últimos quatro jogos, que acabaram em derrotas, é o momento de olhar para trás e tirar como lição o comportamento do goleiro, também conhecido como Homem de Gelo. Antes de pensar em superar os cinco desfalques e deixar a zona de rebaixamento do Brasileiro com uma vitória sobre o Criciúma, hoje, às 21h, em Santa Catarina, o Alvinegro precisa controlar os nervos.

Cada equipe soma 22 pontos, mas o Glorioso está duas posições à frente na tabela de classificação por ter uma vitória a mais. Será a famosa e batida ‘partida de seis pontos’. Se com 11 contra 11 o Botafogo já terá dificuldades por estar jogando fora de casa — o time só conseguiu um triunfo longe de seus domínios na competição — e ser um confronto direto do Z-4, com menos jogadores do que o adversário a tarefa de conquistar os três pontos se tornará quase uma missão impossível.

Sempre frio e tranquilo, o comportamento de Jefferson serve de inspiração para o Bota controlar os nervosDivulgação

Com um temperamento frio, muito diferente da maioria dos goleiros, Jefferson virou referência do Alvinegro e alcançou a titularidade da Seleção. Não importam as circunstâncias, o capitão está sempre em campo buscando a perfeição, que, no seu caso, é não sofrer gol. Nenhum fator emocional influencia sua atuação. Um exemplo que, por estar tão próximo, passa desapercebido e não tem sido seguido pelos companheiros de time. Enquanto não pensar somente em jogar futebol, dificilmente a equipe de Vagner Mancini conseguirá se afastar da zona de rebaixamento, o que tanto deseja.

Por conta da falta de equilíbrio emocional, três jogadores não estarão à disposição para o confronto direto com o Criciúma. Sheik, Ramírez e Julio Cesar foram expulsos na derrota para o Bahia e farão muita falta. Já Bolívar e Gabriel levaram o terceiro cartão amarelo e também são desfalques importantes.

 A situação ficou ainda mais complicada quando Carlos Alberto, que tinha sua volta prevista para hoje, não embarcou com a delegação. Ainda com dores no púbis, Edilson também permaneceu no Rio. Com tantos problemas, chegou a hora de provar, mais uma vez, que há coisas que só acontecem ao Botafogo e conseguir vencer o Criciúma em condições tão adversas.

Sheik não será punido pela diretoria por críticas à CBF

A diretoria do Botafogo não punirá Emerson Sheik pelas críticas feitas à CBF. O jogador corre o risco de pegar um gancho de 18 partidas no STJD, o que o deixaria fora do Brasileiro. Gerente de futebol do clube, Wilson Gottardo descartou qualquer tipo de ‘castigo’ ao camisa 7, principalmente por conta da importância dele para o Alvinegro em campo.

Emerson Sheik não será punido pela diretoria do Botafogo pela expulsão contra o BahiaErnesto Carriço

“Vou punir o Emerson quantas vezes? Duas, três? Ele já está sendo punido por uma certa perseguição. Sofreu falta no meio, o juiz não deu, sofreu outra, reclamou e levou o amarelo. Não posso punir o Botafogo por erros de outros. Ele tem sua importância, será feita avaliação do seu comportamento pelo STJD, mas quero o Emerson jogando do meu lado. É um atleta aguerrido e disposto a ajudar”, disse o dirigente ao canal ‘Fox Sports’.

Sheik foi denunciado pelo procurador-geral do STJD, Paulo Schmitt, em três artigos e pode ficar de fora do restante da temporada. O julgamento ainda não tem data marcada, mas o jogador não entra em campo hoje em Criciúma por cumprir suspensão automática pelo cartão vermelho que levou no jogo contra o Bahia.

Você pode gostar