Por edsel.britto

Santa Catarina - O calvário Alvinegro no Brasileirão continua e agora somente um milagre evita o rebaixamento do Botafogo para Série B. Neste domingo, a Estrela Solitária alcançou a sua quinta derrota consecutivo após perder para a Chapecoense por 2 a 0, na Arena Condá. Os dois gols da partida foram marcados pelo atacante Leandro.

O inicio de jogo do Botafogo até foi animador, pressionando e buscando o resultado, mas assim como nos outros jogos, o Alvinegro foi perdendo força e acabou sendo dominado no restante da partida. Com a 21ª derrota no Brasileirão, só um milagre pode salvar o time carioca neste momento.

Melhor jogador em campo pelo Botafogo%2C Jefferson não conseguiu evitar a 21ª derrota alvinegraMarcio Cunha / AGIF

Com 33 pontos e na 19ª colocação, a Estrela Solitária precisa vencer os jogos contra Santos no próximo domingo, na Vila Belmiro, e contra o Atlético-MG na última rodada, no Rio de Janeiro. Porém, caso Vitória vença ou Palmeiras some pontos no próximo sábado, o Alvinegro já estará rebaixado antes mesmo de entrar em campo.

Já a Chapecoense praticamente se afasta de vez do rebaixamento e chega aos 42 pontos e está na 14ª colocação. Para se salvar matematicamente, o time catarinense precisa de apenas mais uma vitória nos próximos dois jogos para se garantir na Série A 2015. No próximo domingo a Chape recebe o Cruzeiro, às 17h, na Arena Condá.

O JOGO

Precisando do resultado, o Botafogo tomou as primeiras iniciativas de ataque mesmo atuando fora de casa. A pressão inicial deu certo e o Alvinegro jogava melhor, aos 7, após cruzamento de Junior Cesar, Jobson apareceu livre por trás da zaga e finalizou para boa defesa de Danilo. No lance seguinte, Marcelo Mattos cabeceou para nova defesa do arqueiro catarinense. Melhor na partida, o time carioca continuava a criar e aos 9, Gabriel puxou ótimo contra-ataque, invadiu a área, mas na hora da finalização foi travado pela defesa.

Somente aos 10, o time da casa chegou com perigo após uma finalização de Tiago Luís que passou a direita da meta de Jefferson. A chegada foi apenas um sopro da Chapecoense que continuou sendo dominada por um Botafogo organizado e agressivo. Aos 18, Jobson recebeu pela direita e chutou com perigo da direita de Danilo.

Insistindo no jogo aéreo, a Chapecoense pouco conseguia produzir e o Botafogo saía sempre bem no contra-ataque. Melhor peça ofensiva dos catarinense, Tiago Luís é era quem conseguia assustar Jefferson e aos 29, o atacante finalizou com perigo ao gol do camisa 1 Alvinegro.

O Botafogo perdeu por 2 a 0 para Chapecoense e se aproxima cada vez do retorno à Série BJardel da Costa/FolhaPress

Aos 40, a Chapecoense criou a sua melhor chance no primeiro tempo. Após cobrança de falta para área, o zagueiro Rafael Lima subiu sozinho e cabeceou com perigo a meta de Jefferson. O time catarinense se animou com as chances criadas e chegou novamente aos 43 com Camilo, que chutou para ótima defesa do camisa 1 botafoguense. No lance seguinte, a Chape chegou mais uma vez com Leandro, que foi lançado livre nas costas da zaga, mas novamente o arqueiro Alvinegro saiu do gol e fez boa intervenção.

A Chapecoense manteve o pique no final do primeiro tempo e voltou melhor na segunda etapa. Logo no primeiro minuto, Tiago Luís fez boa jogada pela esquerda e rolou para Camilo chutar com perigo. Aos 5, os catarinenses castigaram o Botafogo. Após belo lançamento de Camilo, Bruno Silva invadiu a área pela esquerda, rolou para Leandro apenas empurrar para o gol e aumentar o drama Alvinegro.

Atordoado, a equipe carioca ficou perdida em campo e passou a levar pressão da Chape que continuava atacando na busca pelo segundo gol. Aos 12, os donos da casa chegaram de novo. O zagueiro Jailton curtiu uma de atacante, fez boa tabela com Leandro, cruzou com perigo para área e a zaga afastou. O Botafogo não oferecia nenhuma resistência e o time catarinense continuava a explorar o lado direito da defesa carioca, onde Régis não marcava ninguém e dava muito espaço.

Leandro foi o principal nome da partida ao marcar os dois gols da vitória da ChapecoenseJardel da Costa/FolhaPress

Aos 17, após quase um minuto de troca de passes da Chapecoense no campo de ataque, o Botafogo recuperou a bola mas Marcelo Mattos saiu jogando errado e após sobra de bola, Leandro dominou de esquerda e finalizou de direita para marcar um lindo gol na Arena Condá: 2x0. E assim seguia o calvário Alvinegro.

Somente aos 19, o Botafogo finalmente chegou ao ataque no segundo tempo. Após boa jogada na direita, Bruno Corrêa cruzou para área, a zaga desviou e Danilo precisou se esticar para salvar a bola. Desorganizado em campo, o time carioca não conseguia produzir nada no ataque e estava escancarado na defesa. Aos 23, Tiago Luís puxou bom contra-ataque e rolou para Camilo, que já dentro da área, deu belo corte em Dankler mas finalizou para fora.

Mesmo precisando do resultado, o Botafogo não conseguia produzir nada. Melhor postada e organizada em campo, a Chapecoense continuava a chegar com perigo. Aos 34, Camilo novamente apareceu livre na entrada da área e chutou tirando tinta da trave defendida por Jefferson. Nome do jogo, Leandro continuava a atormentar a defesa Alvinegra. Aos 37, após boa jogada de Fabinho Alves, de novo pelo lado esquerdo, cruzou para o camisa 9 da Chape que chutou em cima da defesa.

FICHA TÉCNICA

CHAPECOENSE 2X0 BOTAFOGO

Estádio: Arena Condá
Árbitro: Leandro Vuaden (RS)
Público e Renda: 14.508 presentes/R$ 131.010,00
Gols: Leandro (Chapecoense, aos 5' e aos 17' do 2ºT)
Cartões Amarelo: Jobson (Botafogo) Wanderson, Leandro (Chapecoense)
Cartões Vermelho: -

CHAPECOENSE: Danilo, Fabiano, Rafael Lima, Jaílton e Rodrigo Biro (Ednei, aos 31' do 2ºT); Wanderson, Bruno Silva (Abuda, aos 40' do 2ºT), Diones e Camilo; Tiago Luis (Fabinho Alves, aos 24' do 2ºT) e Leandro. Técnico: Celso Rodrigues

BOTAFOGO: Jefferson, Régis, Dankler, André Bahia e Júnior Cesar; Marcelo Mattos, Gabriel, Bolatti (Ronny, aos 7' do 2ºT); Murilo (Yuri Mamute, intervalo), Jobson (Zeballos, aos 15' do 2ºT) e Bruno Corrêa. Técnico: Vagner Mancini

Você pode gostar