Por rafael.arantes

Minas Gerais - Com o título praticamente assegurado pelo Cruzeiro , o Campeonato Brasileiro ainda tem três vagas abertas para a próxima edição da Copa Libertadores. Mas, para tal, clubes como Grêmio , Botafogo e Atlético-PR precisam que o São Paulo não conquiste novamente a Copa Sul-Americana . Isso porque a competição também rende a seu campeão um lugar no mais importante torneio continental e faria o chamado G4 nacional virar G3.

“No ano passado foi uma situação que passou batido, porque o São Paulo terminou o Brasileiro na quarta posição, mas conquistou sua vaga na Libertadores por causa da Sul-Americana. E eu enxergo o clube muito forte novamente”, afirmou o matemático Tristão Garcia, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e criador do site "Infobola".

Jogadores do São Paulo comemoram com Muricy RamalhoMárcio Mercante / Agência O Dia

O São Paulo está nas quartas de final da Sul-Americana. Na última quarta-feira, derrotou o Atlético Nacional, da Colômbia, no Morumbi por 3 a 2. Na próxima semana, joga por um empate fora de casa para continuar vivo na disputa. A Ponte Preta, que também ainda está na competição, não foi lembrada pelo matemático.

Para Garcia, apenas o Cruzeiro , com 99% de chances, já tem lugar na Libertadores de 2014. Com 83% e 80%, respectivamente, Grêmio e Botafogo ainda não podem dar suas classificações como certas.

“80% não é vaga garantida”, explicou o professor, embora reconheça que a situação de gremistas e botafoguenses é tranquila.

A exceção no G4 é o Atlético-PR , equipe que hoje depende muito do fracasso são-paulino na Sul-Americana. Apesar de ter 77% de chance de terminar o Brasileirão entre os quatro melhores, os paranaenses ficarão fora da Libertadores se os paulistas vencerem o torneio.

Copa do Brasil é alternativa

A solução para o Atlético-PR caso o São Paulo conquiste a Sul-Americana seria vencer a Copa do Brasil. Desta forma, o time não dependeria mais do Brasileirão, pois esta competição também dá vaga direta na Libertadores.

Os atleticanos estão na briga contra o Grêmio e venceram o jogo de ida em casa por 1 a 0. Goiás, também na luta pelo G4, e Flamengo são as outras equipes na disputa. Os cariocas, únicos que não podem ir à Libertadores pela através do Brasileirão, levaram a melhor no primeiro duelo por 2 a 1 fora de casa e estão muito perto da final.

Reportagem: Pedro Taveira

Você pode gostar