Por pedro.logato

Rio - A gangorra do futebol prega peças a todo o momento e no domingo, às 17h, no Maracanã, vai entrar em campo novamente junto com Flamengo e Fluminense. O consagrado Vanderlei Luxemburgo, com cinco títulos brasileiros, chega ao clássico bem perto da demissão, que só não aconteceu por interferência da patrocinadora do clube. E esta pode ser selada justamente por um de seus grandes amigos no futebol: Jayme de Almeida, nenhum título como treinador, atual comandante do time rubro-negro.

Luxemburgo entre pressionado no clássicoMárcio Mercante / Agência O Dia

A história dos dois se confunde seja no futebol ou na vida pessoal. Dos 15 aos 24 anos jogaram juntos no Flamengo. Luxemburgo era um esforçado lateral-esquerdo, enquanto Jayme era um zagueiro também bastante dedicado, porém com longa história no clube, já que seu pai participou ativamente do tri estadual como jogador na longínqua década de 40.

Além da amizade, a carreira de Jayme de Almeida como treinador deve muito a Luxa. Foi o atual treinador tricolor que o levou para ser seu auxiliar técnico durante a passagem pelo Flamengo em 2010 até 2012, quando foi demitido.

Jayme ficou na comissão técnica fixa do clube. Passaram Joel Santana, Dorival Junior, Jorginho, Mano Menezes até que, sem opções, o clube apostou no senhor de 60 anos, que com seu jeito pacato afastou o Fla da zona de rebaixamento e está perto de conseguir uma vaga na final da Copa do Brasil.

Com estilos completamente diferentes, Vanderlei é enérgico, pressiona a arbitragem a todo o momento e grita muito com seus comandados, enquanto Jayme é mais calado na beira do campo, observa mais do que orienta, preferindo fazer isso no vestiário. No entanto, algo une as maneiras de ser dos dois: os palavrões.

Na beira do campo, Luxemburgo não economiza nos adjetivos impróprios, assim como o comandante rubro-negro, que xinga a cada lance de perigo criado e desperdiçado.

Amigos há 45 anos, Jayme não quer o mal de Luxemburgo, mas sabe até mesmo um empate pode tirar o emprego do treinador tricolor. Ossos do ofício.

Jayme vai reencontrar amigoCarlos Moraes / Agência O Dia

Lixo zero joga limpo no Fla x Flu

Os fiscais do Programa Lixo Zero percorrerão no domingo no entorno do Maracanã, das 8h às 20h. Os garis também promoverão uma ação de conscientização, para divulgar a importância de toda a população agir com civilidade, colocando os resíduos nas lixeiras.

Serão utilizadas duas tendas, banneres informativos sobre a Lei de Limpeza Urbana, faixas educativas nos sinais de trânsito e balões para orientar a população. Serão distribuídas sacolas plásticas e lixeirinhas de carro, estimulando assim o descarte correto do lixo.

Você pode gostar