Por bernardo.argento

Rio - O Flamengo interrompeu a sequência de oito jogos sem vitórias ao vencer o Botafogo, por 1 a 0, no Maracanã, neste domingo, na estreia do técnico Vanderlei Luxemburgo. Alecsandro fez o gol do triunfo. Os três pontos não tiraram o clube da Gávea da zona de rebaixamento. No entanto,  prometem deixar o ambiente mais tranquilo para o trabalho do novo comandante.

Já o Glorioso segue sem embalar no Campeonato Brasileiro e continua na parte de baixo da tabela. Com 12 pontos, o time está na 13ª colocação e vê encurtar a distância para degola, pois está somente a dois pontos do Rubro-Negro, que tem 10 e ocupa a 17ª posição.

Para complicar ainda mais a vida do Alvinegro, na próxima rodada o clube recebe o Cruzeiro, no Maracanã, no sábado, às 18h30. O Flamengo viaja para Santa Catarina para pegar a Chapecoense, no domingo, às 16h, na Arena do Condá.

FOTOGALERIA: Confira as imagens da vitória rubro-negra

Rubro-negros comemoram o gol de Alecsandro Ernesto Carriço

O JOGO

A partida começou acelerada principalmente pelo canto das duas torcidas que empurravam os times. Apesar disso, sobrava vontade e faltava criatividade. O Flamengo tinha mais a posse de bola, mas quem chegou primeiro com perigo foi o Botafogo. Sheik apareceu pela ponta direita na frente de Paulo Victor, chutou e acertou a rede pelo lado de fora. Edilson arriscou de longe. O goleiro rubro-negro, seguro, fez a primeira defesa do duelo.

Quem sequer teve esta oportunidade foi Jefferson. João Paulo fez cruzamento perfeito, Alecsandro deixou Dória para trás e testou firme para abrir o placar: 1 a 0. O gol animou os rubro-negros, que passaram a ter mais produção ofensiva. Luiz Antonio quase fez o segundo. Invadiu a área, mas bateu fraco.

Na volta para segunda etapa, Vagner Mancini decidiu mexer na equipe. Zeballos entrou no lugar de Bolatti para tentar fazer o Glorioso ter mais posse de bola. A alteração não surtiu tanto efeito. O jogo caiu de rendimento e nenhuma das equipes assustava a meta adversária. O Botafogo até se lançava mais ao ataque, mas pecava no momento de definir as jogadas.

A partida só esquentou a partir dos 30 minutos do segundo tempo por conta de entradas duras, que renderam alguns cartões amarelos: Alcesandro e Airton foram punidos. No final, o zagueiro Marcelo, do Flamengo, quase entregou o ouro. Zeballos roubou a bola, invadiu a área e chutou. Paulo Victor conseguiu salvar. No rebote foi marcado o impedimento do ataque botafoguense. O Glorioso ainda teve uma última chance, Jefferson foi para área, mas de nada adiantou. Fim de papo e vitória do Flamengo no Maracanã. 

FLAMENGO 1 X 0 BOTAFOGO

Estádio: Maracanã

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio

Gols: Alecsandro (1ºT 32')

Público: 43.112 pagantes / 52.378 presentes

Cartões Amarelos: Carlos Alberto (Botafogo), Léo Moura (Flamengo), Edilson (Botafogo), Alecsandro (Flamengo), Airton (Botafogo), Cáceres (Flamengo)

Cartões Vermelhos: Cáceres (Flamengo)

Flamengo: Paulo Victor, Léo Moura, Marcelo, Wallace, João Paulo; Cáceres, Luiz Antônio, Éverton, Mugni (Canteros); Paulinho (Negueba) e Alecsandro

Botafogo: Jefferson, Edilson, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Airton, Bolatti (Zeballos), Gabriel e Carlos Alberto (wallyson); Yuri Mamute (Daniel) e Emerson.

Você pode gostar