Por pedro.logato

Rio - Um dia após a manutenção dos valores promocionais dos ingressos pela Ferj e depois de receber críticas de Eurico Miranda. O consórcio, que administra o Maracanã, emitiu uma nota sobre os acontecimentos. Além de criticar a frase do mandatário que disse que o "Vasco não se submete ao Consórcio", os gestores do estádio afirmou que não concorda com a postura do Tricolor que criticou a medida da Federação em uma nota com tom irônico. O Consórcio ainda voltou a afirmar que o estadual não é rentável para nenhum clube carioca e para ele próprio.

Maracanã vem gerando polêmica no começo do CariocaEduardo Cardoso / Agência O Dia

Confira a nota:

"Um dia após Eurico Miranda criticar de maneira ríspida o Consórcio Maracanã e garantir que o Vasco não jogará no estádio, a concessionária, que tem como aliada Flamengo e Fluminense contra os ingressos promocionais no Estadual, emitiu um comunicado em que defende o direito de participação sobre as discussões dos preços.
Além disso, o Consórcio ratificou que a operação no estádio a partir dos preços que serão praticados na competição tornará os jogos deficitários para os clubes.
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Por fim, o grupo diz que não compactuou com a nota publicada pelo Fluminense na segunda-feira que adotou um tom irônico para criticar a postura da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj).
CONFIRA NA ÍNTEGRA O COMUNICADO
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A Concessionária Maracanã vem a público para esclarecer pontos fundamentais sobre suas atribuições e suas relações com clubes e o Campeonato Carioca:
I) Papel da Concessionária Maracanã
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Operamos de acordo com o contrato de concessão firmado com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, que determina que o Maracanã mantenha contratos com os clubes cariocas, atendendo às legislações que regem as atribuições de uma operadora de estádio. Além disso, como concessionária, temos o direito e o dever de gerir, operar e manter tanto o Estádio como o Maracanãzinho, além de explorar e zelar pela imagem e pelos espaços de todo o Complexo Maracanã. Temos, portanto, a responsabilidade perante o poder concedente de atuar de forma profissional, garantindo sua sustentabilidade técnica, econômica e financeira.
Desde junho de 2013, já realizamos 136 jogos, com 59 times, do Rio de Janeiro, de outros Estados e Países, como campeonatos Carioca e Brasileiro, Copa do Brasil, Libertadores e Sul-Americana, além de ter participado da operação da Copa do Mundo 2014. Neste período, tivemos excelente relação com torcedores, jogadores, clubes e entidades organizadoras das competições, atuando sempre em parceria em prol do desenvolvimento do futebol nacional. O Maracanã foi eleito em pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, no início de 2014, o preferido dos jogadores do Campeonato Brasileiro da Série A, com a nota 9,4.
Investimos e temos responsabilidade sobre os serviços prestados, em especial o conforto e a segurança dos torcedores, bem como com os resultados financeiros de nossas operações e dos clubes parceiros. Não alugamos simplesmente o espaço para a realização de jogos, como fazemos com shows e eventos em geral. No caso do futebol, temos participação nos lucros e nos prejuízos das partidas, sendo um dos mais interessados em mudar o quadro histórico de pouca presença de público nas competições do nosso futebol nos últimos anos.
Assim não somos entes estranhos ao futebol, nos interessamos diretamente e temos o direito de nos pronunciar, assim como nos mobilizar acerca de questões estratégicas na atração de público, como formas de competição, horários, preços e garantias de nossos direitos de exploração comercial do Estádio.
II) Relação com Fluminense Football Club e Clube de Regatas do Flamengo
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Trabalhamos em conjunto com os clubes em prol do fortalecimento do binômio clube mandante e estádio. Com orgulho temos como principais parceiros os detentores de metade dos títulos brasileiros dos últimos seis anos. Com eles tratamos em alto nível questões diversas, sempre no espírito de tornarmos o conjunto mais forte e próspero.
Apoiamos os respectivos planos de sócios-torcedores, fundamentais no fortalecimento dos clubes, suportamos as agremiações que mandam seus jogos no Maracanã com campanhas publicitárias, ações em redes sociais e em nossos telões no intuito de atrairmos e fidelizarmos mais público. Somos fiéis parceiros no cumprimento de seus direitos estabelecidos em contrato e não temos nenhuma outra motivação nesta parceria senão o espírito de ganha-ganha.
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III) Campeonato Carioca

É de conhecimento geral a crise de atratividade dos campeonatos estaduais em todo o país. E não é a adoção de preços irrisórios que vai levar o torcedor de volta aos estádios. Considerando que cerca de 20% de todo o público tem acesso de forma gratuita ao estádio, 40% pagam meia-entrada e que 20% de toda a renda é destinada ao pagamento de INSS, federações e custos de arbitragem, caso fosse adotada uma precificação de R$ 20 para a inteira no Norte/Sul e R$ 40 a inteira no Leste/Oeste, todos os jogos já seriam deficitários, tanto para os clubes como para a concessionária. Implantando-se o conceito de “meia-entrada universal”, estes prejuízos seriam, portanto, ainda mais acentuados, independentemente da quantidade de público que se conseguisse atrair.
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Considerando jogos do Fluminense e Flamengo na Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Copa Sul-Americana, temos já um grande desafio de obtermos equilíbrio financeiro. A realidade é que não cabe num estádio de padrão internacional e com capacidade de 78 mil lugares jogos pequenos com baixíssimo potencial de atratividade de público como a grande maioria das partidas do atual Carioca.
Acreditamos que é hora de encarar a nova realidade de responsabilidade no futebol na qual alguém paga as contas. Quem pagará a conta do prejuízo líquido e certo com o Campeonato Carioca? A Concessionária? Os Clubes? A Federação? O Governo Estadual e/ou Municipal?
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Esclarecemos que não participamos da nota emitida em 27/01 pelo Fluminense, mas respeitamos e apoiamos o direito do clube de se pronunciar. Também reafirmamos nosso compromisso firmado em manifesto com o Clube de Regatas do Flamengo e com Fluminense Football Club na luta por um futebol de fato profissional no Rio de Janeiro.
Concessionária Maracanã"
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