Por fabio.klotz

Rio - O primeiro clássico do Campeonato Carioca de 2015 deixou a desejar. Fora de campo, briga entre torcedores - 87 pessoas foram presas. Em campo, um duelo com muitas faltas e pouca inspiração. Neste panorama, o Vasco foi premiado pelo esforço e até pela superioridade e venceu o Fluminense por 1 a 0, neste domingo, no Estádio Nilton Santos. Com o resultado, o Gigante da Colina pula para a terceira colocação, com 14 pontos, e tira o rival do G-4 - o Tricolor, que amargou a segunda derrota seguida, caiu para o quinto lugar.

Serginho entra com firmeza em dividida: retrato do baixo nível técnico do clássicoAlexandre Brum

O clássico não foi um primor técnico. Muito pelo contrário. Faltas em profusão e passes errados marcaram o duelo. O Vasco foi mais ambicioso e tratou de encurralar o Fluminense. O Tricolor aceitou a situação e só teve um lance de perigo em todo o jogo. O Gigante da Colina, de tanto insistir, foi recompensado com a vitória.

FOTOGALERIA: As imagens da vitória do Vasco sobre o Fluminense

O Vasco promoveu a estreia do atacante Gilberto. Ele foi a principal arma do time no primeiro tempo. Além dele, Doriva colocou o paraguaio Julio dos Santos. O meia também jogou bem. O Cruzmaltino não pôde contar com Bernardo, suspenso, e Montoya, lesionado. O Gigante da Colina foi superior. O travessão, porém, quase virou "vilão". E ainda teve um pênalti ignorado pela arbitragem.

LEIA MAIS: Polícia prende 87 torcedores de Vasco e Fluminense antes de clássico

Na próxima rodada, no sábado, o Vasco encara o Bangu em São Januário, às 16h. O Gigante da Colina não terá o volante Guiñazu, que recebeu o terceiro cartão amarelo no clássico e terá de cumprir suspensão. O Fluminense entra em campo no domingo, às 18h30, e vai encara o Resende no Raulino de Oliveira.

O jogo

O clássico começou truncado. O Vasco tomava a iniciativa e buscava mais o ataque, sobretudo pelas laterais. O Fluminense apostava nos contra-ataques, mas não acertava o último passe. O primeiro a ameaçar foi o Gigante da Colina. Gilberto conseguiu girar na área e chutou cruzado. A bola foi para fora. O estreante deu trabalho a Cavalieri, que defendeu cabeçada do atacante na sequência.

LEIA MAIS: Notícias, contratações e bastidores: confira o dia a dia do Fluminense

A resposta do Fluminense foi com um chute de fora da área de Vinícius. Martín Silva mandou a escanteio. Cavalieri também precisou trabalhar. Ele abafou o atacante Gilberto, que deixou a bola escapar após lançamento. O clássico, então, ficou ríspido. Cavalieri empurrou Rafael Silva com o jogo parado. Depois, Serginho dividiu com Lucas Gomes. O lance gerou confusão.

VEJA MAIS: Confira a tabela e classificação do Campeonato Carioca

Também teve espaço para polêmica na primeira etapa. Gilberto foi lançado, driblou Cavalieri e foi tocado pelo goleiro. O árbitro Luiz Antônio Silva Santos, porém, marcou simulação e puniu o atacante com cartão amarelo, ignorando o pênalti.

Cavalieri derruba Gilberto%2C mas árbitro não marca pênalti e pune atacante do VascoAlexandre Brum

O Fluminense voltou para o segundo tempo com Kenedy no lugar de Marlone. O Vasco logo mostrou o cartão de visitas. Rodrigo cobrou falta e acertou o travessão. Cristóvão Borges fez outra alteração: Gerson entrou no lugar de Lucas Gomes. O travessão, novamente, salvou o Tricolor. Após cobrança de falta, Julio dos Santos carimbou a trave de Cavalieri.

LEIA MAIS: Notícias, contratações e bastidores: confira o dia a dia do Vasco

Doriva fez a primeira mudança no Vasco. Yago entrou na vaga de Rafael Silva. Cristóvão fez a última alteração: Rafinha no lugar de Wellington Silva. Jean foi deslocado para a lateral direita. O Cruzmaltino era mais perigoso. Após contra-ataque, Gilberto emendou de primeira. Cavalieri agarrou com facilidade. O Vasco, finalmente, teve pênalti a favor. Victor Oliveira segurou Luan. O zagueiro do Gigante da Colina bateu e convertou: 1 a 0.

Luan fez o gol da vitória do VascoBruno de Lima

A situação do Vasco ficou ainda melhor quando Rafinha foi expulso. Ele acertou Yago e recebeu o vermelho diretamente. Foi só esperar o tempo passar para vencer o primeiro clássico do Carioca.

FICHA TÉCNICA

FLUMINENSE 0X1 VASCO

Estádio: Nilton Santos
Árbitro: Luiz Antônio Silva Santos
Gol: Luan (Vasco, aos 35' do 2ºT)
Cartão amarelo: Guiñazu, Gilberto, Thalles e Rodrigo (Vasco) e Henrique, Fred e Edson (Fluminense)
Cartão vermelho: Rafinha (Fluminense)

FLUMINENSE: Diego Cavalieri; Wellington Silva (Rafinha, aos 24' do 2ºT), Henrique, Victor Oliveira e Giovanni; Edson, Jean, Vinícius e Marlone (Kenedy, no intervalo); Lucas Gomes (Gerson, aos 13' do 2ºT) e Fred; Técnico: Cristóvão Borges.

VASCO: Martín Silva; Madson; Luan, Rodrigo e Christiano; Guiñazu, Serginho, Julio dos Santos e Marcinho (Jhon Cley, aos 27' do 2ºT); Rafael Silva (Yago, aos 19' do 2ºT) e Gilberto (Thalles, aos 30' do 2ºT); Técnico: Doriva.


Você pode gostar