Por fabio.klotz

Manaus - A invencibilidade de oito jogos do Vasco sobre o Flamengo - cinco vitórias e três empates - cria, de um lado, uma tropa de carrascos e, do outro, uma legião de vítimas. Quando os dois times se enfrentarem, neste domingo, às 16h, na Arena da Amazônia, haverá, com a Cruz de Malta no peito, seis jogadores que nunca perderam o Clássico dos Milhões. Desta vez, o empate lhes basta. Já de rubro-negro, serão sete que jamais venceram o duelo, além do estreante Cuéllar. Há muito mais em jogo do que a vaga na decisão do Carioca.

Nenê e Guerrero são dois dos protagonistas do clássico entre Vasco e FlamengoAlexandre Brum / Agência O Dia e André Mourão / Agência O Dia

Desde que pisaram em Manaus, os jogadores do Vasco caíram nos braços da torcida. Tanta paixão emocionou até mesmo os mais experientes, como Nenê, que espera retribuir o carinho mantendo a sua escrita pessoal. Nas cinco vezes em que enfrentou o Flamengo, nunca perdeu: três vitórias e dois empates. Além dele, do provável time titular, Julio Cesar, Diguinho, Andrezinho, Jorge Henrique e Riascos estão invictos.

“É incrível isso. Não tem preço. A gente fica muito feliz. Vamos retribuir esse carinho dando o máximo para conquistar a classificação, sempre em busca da vitória”, prometeu o craque, que terá boa companhia para manter a recente freguesia rubro-negra. O zagueiro Rodrigo e o lateral Madson, embora já tenham perdido para o Flamengo, foram titulares nos últimos oito jogos que formam a atual escrita.

A torcida rubro-negra também recebeu o o time com calor em Manaus. A confiança demonstrada não supera a ansiedade dos jogadores de encerrar o jejum. No Fla, só Paulo Victor, Wallace e Marcelo Cirino sabem como é vencer o Vasco.

“Tentamos lidar com isso com a maior tranquilidade possível. Lógico que há a pressão em que um olha para o outro e pensa: ‘Vai ter que ser nesse jogo, neste fim de semana’. Mas às vezes esquecemos para baixar a adrenalina”, disse César Martins.

Há ainda a rixa de Guerrero e Rodrigo. Com tantos ingredientes, a semifinal ganha caráter de campeonato à parte. Depois, o que vier é lucro.

Festa da torcida do Flamengo no treino

Na véspera da decisão, o time do Flamengo treinou na Arena da Amazônia com o apoio da torcida. Depois da insistência do presidente do clube, Eduardo Bandeira de Mello, a PM liberou a entrada da galera. O rápido trabalho técnico teve muito assédio, a exemplo do que havia acontecido no aeroporto.

“Foi a primeira vez que tive tanto carinho num aeroporto. Manaus é demais. Espero retribuir”, disse o lateral Jorge.

Depois da atividade, o grupo agradeceu a presença da galera no estádio. Os jogadores distribuíram autógrafos e posaram para fotos com os fãs. Mas o que a galera quer em troca é a vaga na decisão do Carioca.

Vasco pode ter mudanças

Apesar do imenso carinho com que foi recebido em Manaus, a torcida não pôde acompanhar o coletivo final, no que o técnico Jorginho escalou o time titular. O acesso à Arena da Amazônia só foi liberado para alguns sócios-torcedores, que viram de perto o atacante Jorge Henrique levar uma ovada dos companheiros pelo aniversário de 34 anos.

Os vascaínos viram também o lateral-esquerdo Julio Cesar treinar sem problemas, um indicativo que após três jogos de ausência, devido a uma lesão no tornozelo direito, deverá jogar, no lugar de Henrique. Outra novidade é o volante Diguinho, que deve substituir Marcelo Mattos, suspenso.

Escalações

Vasco: Martín Silva; Madson, Luan, Rodrigo e Julio Cesar (Henrique); Diguinho, Julio dos Santos, Andrezinho e Nenê; Jorge Henrique e Riascos.

Flamengo: Paulo Victor; Rodinei, César Martins, Wallace, Jorge; Cuéllar, Willian Arão, Mancuello e Alan Patrick; Marcelo Cirino e Guerrero.

Você pode gostar