Por edsel.britto

Rio - O técnico da Seleção Brasilera, Dunga, se meteu em mais uma polêmica nesta sexta à tarde, no Chile, onde o Brasil disputa a Copa América. Ao pedir para comparar as críticas que a seleção têm sofrido atualmente com as de 1991, quando o treinador, então volante da seleção, virou símbolo do fracasso da equipe na Copa de 90, Dunga fez um autêntico gol contra.

“Nós éramos os ruins com sorte, e os outros eram os bons com azar. Aquela Seleção (de 1991) tinha a cobrança de 40 anos sem ganhar uma Copa América e 24 anos sem Copa do Mundo. Tudo era ruim. Eu até acho que eu sou afro-descendente de tanto que apanhei e gosto de apanhar. Os caras olham pra mim e falam: 'vamos bater nesse aí'. E começam a me bater, sem noção, sem nada. 'Não gosto dele' e começam a me bater”, disse o técnico.

Dunga diz que sempre foi perseguido e criticado durante sua carreira de jogadorReuters

No início da noite, após tomar ciência da péssima repercussão das suas desastrosas declarações, o treinador se desculpou pelas palavras ditas horas antes.

“Quero me desculpar com todos que possam se sentir ofendidos com a minha declaração sobre os afrodescendentes. A maneira como me expressei não reflete os meus sentimentos e opiniões”, disse o técnico.

O discurso do treinador, no entanto, foi muito mal recebido por militantes ligação à causa negra.

“Foi uma declaração muito infeliz, de quem acha que é normal negro apanhar neste país. Não gostamos de apanhar e não aceitamos apanhar. Chega de açoite”, disse o ativista Ivanir dos Santos, presidente da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa</CW>.

O historiador Ricardo Pinto, autor do livro “Rivais: futebol, racismo e modernidade”, foi mais um a lamentar as palavras de Dunga.

“Todo esforço que uma pessoa que não seja negra fizer para se colocar no lugar de um negro será em vão. Dunga não faz ideia do que é ser negro. Ele está colocando a experiência dolorosa dele num lugar inadequado. Ele nem sabe o que está falando, o quanto o negro ainda sofre e apanha neste país”, disse Ricardo Pinto.

Artilheiro da Copa de 1970, o atacante Jairzinho saiu em defesa do amigo. “Não é hora de crucificar o Dunga por uma declaração. Temos que ver o que ele faz pelo futebol”, defendeu.

OAB estuda nota de repúdio

O presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB-RJ, Marcelo Dias, vai propor que a entidade faça uma nota de repúdio às declarações de Dunga.

“Uma frase infeliz, que merece o repúdio não só da OAB, mas como de todo brasileiro. Uma frase deplorável de uma pessoa que está no cargo de técnico do símbolo máximo do nosso esporte, que a seleção brasileira de futebol. E cuja maior estrela é negra”, disse Marcelo Dias, referindo-se a Pelé, o Rei do Futebol.

Marcelo Dias disse ainda que a frase do treinador demonstra desconhecimento da história do Brasil e falta de respeito com o povo brasileiro.

“Ele falou uma verdade e uma mentira. A verdade é que ele apanha como afrodescendente. A mentira é que a gente gosta de apanhar. Ele mostrou não saber de toda nossa história de luta e resistência. Não conhece Zumbi dos Palmares, os quilombolas, nossa juventude. Não conhece nada”, disse Dias.

Você pode gostar