Por rafael.arantes

Rússia - A Rússia assumiu a liderança do grupo F das Eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2014, derrubando Portugal para o segundo lugar, ao vencer Israel por 3 a 1 nesta terça-feira no estádio Petrovski, em São Petersburgo.

A vitória em casa levou os russos aos 18 pontos, um a mais que Cristiano Ronaldo e companhia, que disputariam a repescagem caso a classificatória terminasse hoje. Já Israel estacionou nos 12 pontos, em terceiro lugar, e praticamente deu adeus ao Mundial. Faltando duas rodadas para o fim das Eliminatórias, não haverá mais confronto direto entre Rússia e Portugal.

Assim, para obterem o primeiro lugar da chave, os portugueses dependerão de um tropeço da equipe do técnico italiano Fábio Capello, que, por sua vez, se garantirá na Copa se bater Luxemburgo e Azerbaijão em outubro. No jogo disputado em São Petersburgo, Israel encaixou bem a marcação e levou dificuldades aos donos da casa.

O lance de maior perigo no primeiro tempo foi uma bola na trave em chute de Shirokov. Insatisfeito com a equipe, Capello fez duas substituições ainda no intervalo, e logo aos quatro minutos da etapa final a Rússia abriu o placar. Berezutski roubou a bola no meio de campo, invadiu a área, tabelou e chutou de primeira no ângulo.

Três minutos depois, Samedov recebeu na direita e cruzou por baixo para Kokorin também emendar de primeira e fazer 2 a 0. Aos 29, em cobrança de pênalti, Shirokov acertou a trave. Atento, Glushakov aproveitou o rebote e tocou no canto do goleiro Aouate, que ainda estava caído. Já nos acréscimos, aos 48, Zahavi fez o de honra dos israelenses.

Você pode gostar