Rio - O criador virá até a terra da criatura na Copa do Mundo de 2014. Os ingleses, inventores do futebol, virão para o Brasil, país que melhor aperfeiçoou o esporte bretão, para a disputa de mais um Mundial. Em uma campanha sólida, invicta e sem grandes sustos no Grupo H das Eliminatórias europeias, com seis vitórias e quatro empates, os Leões selaram sua classificação com uma goleada por 4 a 1 em cima de Montenegro e carimbaram sua 14ª participação em Copas.
Em uma fase de transição, a Inglaterra aposta na mistura de gerações, com alguns remanescentes dos Mundiais de 2006 e 2010, como Frank Lampard (Chelsea), Wayne Rooney (Manchester United) e Steven Gerrard (Liverpool), e jovens revelações: Daniel Sturridge (Liverpool), Danny Welbeck (Manchester United) e Jack Wilshere (Arsenal), destaques no Campeonato Inglês.
O cara da Inglaterra
Todo grande time precisa de um grande líder em campo. E no English Team quem tem as melhores características para levar essa equipe para a frente é o experiente Steven Gerrard, do Liverpool. Mesmo sem todo o vigor e força física de outros tempos, o atleta ainda impõe respeito nos gramados da Terra da Rainha e tem o posto de capitão na seleção inglesa.
Considerado um dos maiores jogadores da história do time da cidade dos Beatles, Steven liderou os Reds em duas campanhas históricas na Liga dos Campeões. Na primeira, foi o responsável por uma das viradas mais épicas da competição, quando o Liverpool conseguiu empatar uma partida que estava 3 a 0 para o Milan e ainda venceu a competição nos pênaltis. Na segunda, o time do Noroeste da Inglaterra levou o troco dos Rossoneros em uma final que a estrela do brasileiro Kaká brilhou. O único título que ainda falta para o Professor da Bola, apelido do craque, é o Campeonato Inglês, o qual o Liverpool está há 23 anos sem ganhar.
Histórico em Copas do Mundo
A maior participação da história da seleção inglesa em Copas do Mundo já ultrapassou a casa dos 50 anos. Em 1966, sob a batuta de Bobby Charlton & Cia. e em casa, os ingleses conquistaram sua primeira e única Copa do Mundo, na polêmica decisão que até hoje é discutida: se o chute de Geoff Hurst entrou ou não. Polêmicas à parte, esse título coroou a melhor geração do futebol inglês.
Após esse triunfo, o English Team acumula fracassos e mais fracassos. Sua melhor participação depois de 1966 foi o quarto lugar atingido na Itália, em 1990, quando os Leões eram comandos por Paul Gascoigne e Gary Lineker.