Por ulisses.valentim
Rio - O posicionamento dos potes do sorteio da Copa do Mundo 2014 proporcionou para os amantes de futebol um prato cheio de opções de bons jogos logo na fase de grupos da competição. Para se ter uma ideia, logo na primeira partida do Grupo B, Espanha e Holanda irão reeditar a final do último torneio, que foi realizado na África do Sul. Outra partida de estreia que promete agitar o início do Mundial será Portugal e Alemanha, que dão o pontapé inicial no Grupo G.
Sorteio da Copa do Mundo apontou grandes confrontos para a fase de gruposReuters

A primeira partida da seleção brasileira é um dos jogos mais aguardados da fase de grupos. De cara, o Brasil encara a Croácia, na reedição do duelo de estreia de 2006, na Alemanha. Na ocasião, o Brasil venceu por 1 a 0, gol de Kaká.

Confira os principais confrontos da primeira fase da Copa do Mundo:

12/06 - Brasil x Croácia - 17h - Itaquerão (São Paulo)

Jogos de abertura de Copa do Mundo sempre são uma atração à parte. Quem não se lembra de 1990? Na ocasião, a Argentina perdeu para Camarões com um frango histórico do goleiro Pumpido. Esse foi a partida na qual o mundo do futebol foi apresentado para a surpresa africana, que era liderada pelo irreverente atacante Roger Milla.

Neymar tem como missão ser o comandante da seleção brasileira em 2014Divulgação

O Estádio Itaquerão será palco do reencontro entre Brasil e Croácia, que já se enfrentaram em seu jogo de estreia de 2006. Naquela oportunidade, a Seleção venceu por 1 x 0, gol de Kaká, em partida realizada no Estádio Olímpico de Berlim.

Publicidade
13/06 - Espanha x Holanda - 16h - Arena Fonte Nova (Salvador)
Duas escolas do futebol se enfrentaram no Estádio Soccer Citty em 2010 em um confronto de 120 minutos, na qual a Espanha levou a melhor sobre a Holanda, com gol de Iniesta, na prorrogação da final da Copa do Mundo. A reedição acontece logo no primeiro duelo do Grupo B.
Espanha aposta no elenco campeão em 2010 para buscar o bi da Copa do MundoEfe

A Espanha vai com praticamente a mesma base campeã mundial na África. A única adição de luxo que terá no seu elenco deve ser o atacante Diego Costa, destaque no Atlético de Madri. O centroavante foi alvo de uma disputa entre os brasileiros e espanhóis para ver quem iria ter o jogador no Mundial. Já a Holanda passa por um processo de reformulação e aposta na mistura de jovens e experientes em seu elenco.

Publicidade
14/06 - Inglaterra x Itália - 21h - Arena Amazônia (Manaus)
A promessa de clima quente não será apenas do lado de fora da Arena Amazônia. Inglaterra e Itália fecham a primeira rodada do Grupo D, que é considerado pelos especialistas como grupo da morte.
Balotelli é o principal nome da ItáliaAndré Mourão / Agência O Dia

Nesse embate teremos duas seleções que buscam afirmação no cenário mundial. A Inglaterra que deixar de lado o estigma de eterna promessa e repetir o feito de 1966, quando liderados por Bobby Charlton & Cia. foram campeões em seus domínios. A Itália se faz valer pelo equilíbrio do seu time, que é comandado por Cesare Prandelli.

16/06 - Alemanha x Portugal - 13h - Arena Fonte Nova (Salvador)

Publicidade
Esse confronto será o duelo de um solista contra uma orquestra inteira. Portugal tem como principal, e quase único destaque, Cristiano Ronaldo, que briga pelo posto de melhor do mundo da temporada de 2013 e carregou nas costas sua seleção com grandes atuações. A destacar o último confronto da repescagem da Europa, quando o camisa 7 marcou os três gols da vitória por 3 a 2 sobre a Suécia, que classificou os portugueses para o Mundial.
Cristiano Ronaldo terá que liderar praticamente sozinho Portugal no MundialReuters

Já os alemães têm um elenco recheado de craques e é apontados por muito a melhor seleção no momento. Para se ter uma ideia, a seleção tem como base o Bayern de Munique e o Borussia Dortmund, equipes que fizeram a última final da Liga dos Campeões. Entre os principais jogadores podemos destacar os meias Mesut Özil, do Arsenal, Schweinsteiger, Thomas Müller, Toni Kroos, Mario Götze e lateral Lahm do Bayern de Munique, e Marco Reus, do Borussia Dortmund.

Ozil é um dos grandes nomes da AlemanhaDivulgação

19/06 - Uruguai x Inglaterra - 16h - Itaquerão (São Paulo)

Nossos vizinhos também não tiveram vida fácil no sorteio. Terão de enfrentar dois campeões mundiais na sua chave. O primeiro deles vai ser a Inglaterra. Será que o time de Forlán & Cia. repetirá o mesmo feito da última Copa do Mundo, na África do Sul, quando alcançaram o quarto lugar?

Forlán quer brilhar no Mundial, assim como fez em 2010Carlos Moraes / Agência O Dia

24/06 - Itália X Uruguai - 13h - Arena das Dunas (Natal)

Essa partida promete ser uma das mais eletrizantes da Copa do Mundo, pois será o último jogo dessas seleções no grupo. Dependendo do desempenho desses dois campeões mundiais, poderá ser uma partida que decidirá uma vaga para as oitavas de final.