São Paulo - Nas últimas décadas, álbuns de figurinhas se tornaram febre entre jovens no Brasil, ainda mais em época de Copa do Mundo. Os cromos para o Mundial deste ano já tem data para chegar às bancas de jornal: dia 4 de abril. O álbum e as figurinhas foram apresentados nesta segunda-feira em evento organizado pela editora Panini no Museu do Futebol, no estádio do Pacaembu, em São Paulo.
Pela primeira vez, o álbum de figurinhas da Copa terá duas versões. O tradicional custará RS 5,90 e estará à venda nas bancas a partir do dia 8 de abril. Já o álbum com capa dura, considerado produto de luxo, sai pelo preço de R$ 24,90. Os cromos serão vendidos em pacotes com cinco unidades a R$1.
A editora revelou que a tiragem inicial do álbum será de 8,5 milhões. Cerca de 6,5 milhões edições serão distribuídas gratuitamente em bancas, escolas e acompanhando periódicos. Alguns ainda acompanharão uma pasta plástica para proteger o caderno. Para a Panini, a expectativa é de mais de oito milhões de brasileiros colecionando as figurinhas.
O álbum será exportado para mais de 120 países. Ao todo, 640 cromos estarão presentes no álbum, entre jogadores, estádios, times e símbolos. Eles estamparão as 80 páginas.
Cada seleção tem 17 jogadores no álbum. No time comandado por Felipão, dois nomes que o treinador canarinho ainda não confirmou na Copa configuram o elenco: o volante Hernanes, do Inter de Milão, e o atacante Robinho, do Milan. Ambos ficaram fora das últimas convocações. De acordo com a Panini, a lista é feita por uma equipe especializada. Ela sabe que pode "registrar" jogadores que não vão ser convocados, por serem preteridos pelos treinadores ou por contusão antes do mundial, mas considera baixa a margem de erro.
No álbum, a seleção brasileira conta com Júlio César, Thiago Silva, David Luiz, Dante, Daniel Alves, Marcelo, Luiz Gustavo, Ramires, Paulinho, Hernanes, Oscar, Bernard, Willian, Robinho, Neymar, Hulk e Fred.