Por victor.abreu

Dia 22 de maio de 2014. Esta é a data-limite para a Fifa assumir o controle de todos os estádios da Copa do Mundo. Faltando 50 dias para o início da competição e um mês para o fim do prazo de entrega das arenas, três delas ainda não estão concluídas, sendo que uma, justo a do jogo de abertura, confirmou que não realizará um evento-teste completo antes da Copa.

Arena Corinthians não terá evento-teste com carga máxima de ingressosEfe

O estádio de Itaquera, palco de Brasil x Croácia no dia 12 de junho, terá quatro eventos antes do Mundial, mas nenhum com a capacidade máxima de 68 mil torcedores. O último e maior deles, o jogo Corinthians x Figueirense, acontecerá em 17 ou 18 de maio, a menos de um mês da Copa. Como o estádio é novo e a região jamais recebeu uma partida de futebol, o prazo curto é uma preocupação e tanto. O estádio será entregue à Fifa no dia 20 de maio.

Na Copa de 2010, na África do Sul, o penúltimo estádio concluído foi o Mbombela, de Nelspruit, com condições semelhantes às do Itaquerão: arena nova e numa região onde antes não havia futebol. O primeiro evento aconteceu no dia 22 de abril, e o Mundial teve início em 11 de junho. Os problemas foram muitos, como trânsito nos arredores e desinformação sobre estacionamentos e portões de entrada. Algo que pode se repetir em São Paulo, mas dessa vez com menos tempo hábil para eventuais acertos.

Segundo Jérôme Valcke, Porto Alegre e Curitiba preocupam mais do que São Paulo Efe

“O jogo do dia 17 ou 18 de maio será um importante teste para a Fifa, pois será possível averiguar tudo o que está funcionando ou não. A partir daí, teremos três semanas para ajustar", afirmou o secretário-geral da Fifa, Jérome Valcke. “Não está dentro do cronograma, mas estará pronto. Na verdade, não temos muita escolha. Todos estão conscientes de que não há um minuto a perder. É uma corrida contra o tempo".

A preocupação de Valcke não se resume a São Paulo. “As que mais preocupam são as cidades de Porto Alegre e Curitiba”, disse o cartola. “Mas ainda não tive a oportunidade de vê-las, então vou comentar depois que eu fizer as visitas”.

A Arena da Baixada, que receberá quatro jogos da fase de grupos, deve ter a entrega adiada de 30 de abril para 15 de maio. E ainda pode mudar para dia 22, exatamente o prazo fatal. Até lá, ainda não foi definido se haverá ou não um evento-teste com a capacidade total do estádio. Até agora, apenas um amistoso foi realizado no estádio, com presença somente de sócios e funcionários do clube e operários das obras de reforma.

A situação é semelhante à do estádio Soccer City, que foi totalmente reformado para a Copa de 2010 e deixou para trás o antigo nome de FNB Stadium. Embora tenha sido a última arena concluída para o Mundial, passou por dois testes oficiais. “Não é importante pensar na África, mas sim se o Brasil estará pronto hoje, no presente. A Copa de 2010 foi há quatro anos, está terminada”, disse Valcke, cheio de problemas a resolver em 2014 e que prefere esquecer os que enfrentou em 2010.

Em Porto Alegre, onde houve problemas semelhantes aos de São Paulo, com estruturas temporárias, o evento-teste está agendado para 10 de maio, jogo entre Internacional e Atlético-PR pelo Brasileirão. Mas sempre existe a possibilidade de mudança. Para pior.

Você pode gostar