Por pedro.logato

Ceará - O Uruguai dá neste sábado, contra a Costa Rica, às 16h, no Castelão, o primeiro passo para tentar repetir o feito de 64 anos atrás, quando venceu o Brasil e entrou para a história das Copas do Mundo com a Maracanazo. O duelo abre o Grupo da Morte (D), que ainda conta com Inglaterra e Itália, e é fundamental para a Celeste, que precisa somar três pontos diante do adversário mais fraco desta fase.

Uruguai faz estreia neste sábadoReuters

A missão não deve ser difícil, apesar do desfalque de Luis Suárez, poupado por conta de uma lesão no joelho esquerdo — é preparado para encarar ingleses (dia 19) e italianos (dia 24) — e que dará lugar a Diego Forlán. Melhor jogador do Mundial de 2010, Forlán formará dupla de ataque com Cavani.

LEIA MAIS: Notícias e bastidores da Copa do Mundo

Sem ‘Luisito’, a formação com três atletas de frente, utilizada na Copa das Confederações e nas Eliminatórias, fica de lado. O técnico Oscar Tabárez ainda mandará a campo dois conhecidos dos brasileiros: o zagueiro Lugano, ex-São Paulo, e o volante Arévalo Ríos, ex-Botafogo. <CW-19>Outra mudança é a entrada de Stuani na vaga de Gastón Ramírez.

MOTIVAÇÃO TOTAL

Já a Costa Rica chega para o Mundial como ‘patinho feio’ em meio a três campeões mundiais. Nas três vezes que disputou a competição (1990, 2002 e 2006), teve rivais de peso: o Brasil nas duas primeiras edições e a Alemanha na última. O grande nome da seleção centro-americana é o atacante Bryan Ruiz, do PSV Eindhoven.

LEIA MAIS: A tabela e a classificação da Copa do Mundo

Outros dois jogadores, porém, brilharam mais na temporada europeia: o goleiro Navas, do Levante, e o atacante Joel Campbell, do Olympiacos. Os três estão confirmados entre os titulares do técnico Jorge Luis Pinto, que espera surpreender os favoritos.

“Estamos muito motivados porque vamos enfrentar três campeões do mundo. A Costa Rica vai jogar sem temor contra as três potências. Transformamos a pressão em motivação”, disse o treinador.

Você pode gostar