Por rafael.arantes

Minas Gerais - O sonho foi adiado. A Seleção não conseguiu transformar em realidade a conquista do hexa e amargou a 15ª eliminação na história das Copas. Enumerar erros ou culpados deixa de ser o foco principal quando o que fica em jogo é o sentimento de tristeza de cada brasileiro. Após sofrer com a derrota na final da Copa de 1950 para o Uruguai, no Maracanã, a equipe canarinho volta a viver um drama dentro da própria casa. Copa no Brasil e título para os rivais.

Na 20ª Copa do Mundo da história, a seleção brasileira começou a busca pelo hexa após 12 anos sem levantar a taça mais almejada do futebol. O caminho foi complicado e logo na primeira fase a equipe de Felipão já viu que nada seria fácil. Volta à cabeça dos brasileiros os principais traumas da história. Perder a chance de soltar o grito de campeão em casa frustra o país do futebol.

Se a derrota para o Uruguai em 1950 marcou o Maracanazo, a Copa do Mundo de 2014 adiou por pelo menos mais quatro anos o maior objetivo do futebol brasileiro. Jogar em casa, nem sempre, é um fator positivo. O fato foi novamente comprovado pela equipe canarinho. Balde de água fria para acordar a Seleção.

Brasil perde para a Alemanha e dá adeus vergonhoso à Copa do MundoReuters

As eliminações mais traumáticas do Brasil em Copas

1950

Era preciso apenas um empate para que o Brasil fosse campeão do Mundo. Tudo parecia estar a favor da seleção brasileira, mas foram os uruguaios que soltaram o grito de campeão. Um Maracanã lotado viu a Seleção abrir o placar, mas o sonho virou trauma em menos de 15 minutos. Derrota de virada e um fantasma para assombrar o verde e amarelo que pintava o estádio especialmente construído para a Copa. Uruguai foi campeão do mundo na primeira Copa a ser realizada no Brasil.

1966

Ter conquistado os dois Mundiais anteriores deixou o Brasil confiante para buscar o Tri logo em 1966. O que a nação não esperava era um verdadeiro disturbio logo na preparação para a Copa do Mundo. Mais de 40 jogadores foram convocados durante o período de testes para a competição, até que o técnico Vicente Feola definisse os atletas que realmente disputariam o torneio. O trauma foi cedo e intenso. A Seleção não conseguiu emplacar boas atuações e deixou a Copa ainda na primeira fase. Polêmica e muito burburinho. Até um pedido de um dirigente da CBD pela convocação de mais atletas do Corinthians repercutiu. O zagueiro Ditão, do time paulista, acabou sendo convocado, mas na hora de datilografar o nome do convocado, foi o xará do Flamengo que acabou indo para o Mundial. Tudo errado para a equipe canarinho.

1982

Um seleto grupo de craques foi até a Espanha para buscar o tetracampeonato brasileiro, mas voltou para casa tomado pela tristeza. Zico, Sócrates e Falcão eram alguns dos astros que embalavam a Seleção em mais um Mundial. Tudo parecia perfeito até as quartas de final. O duelo com a Itália deu fim ao sonho do grupo de Telê Santana, que perdeu por 3 a 2 na Espanha, no triste capítulo conhecido como "A Tragédia de Sarriá". Na ocasião, o vilão foi Paolo Rossi. O atacante fez três gols e acabou com a geração brasileira do futebol-arte.

1930 e 1934

As duas primeiras Copa do Mundo não deixaram o Brasil nem sequer sonhar alto. A Seleção não conseguiu passar da primeira fase nas duas primeiras edições do torneio e só foi respirar aliviada em 1938, quando ficou na terceira colocação. Em 1930, um triangular marcou o início do Brasil em Copas. Iugoslávia e Bolívia eram os rivais a serem superados, mas a equipe canarinho não obteve sucesso e voltou para casa logo de cara. Na edição seguinte o trauma foi ainda maior. A participação do Brasil no Mundial de 1934 durou apenas um jogo: derrota por 3 a 1 para a Espanha e malas prontas para o voltar para casa.

Ronaldo aparece desolado após derrota na final de 1998%2C para a FrançaReuters

1998

A busca pelo penta começou na Copa do Mundo da França, mas foi parada justamente pelos anfitriões. A Seleção chegou à decisão do torneio contra os donos da casa, mas a derrota começou antes mesmo de a bola rolar. Ronaldo brilhou no Mundial, mas passou mal antes da final e foi até dúvida para o jogo. Em campo, não foi só o craque que não parecia estar 100%. Zidane liderou os donos da casa e a vitória foi emblemática: 3 a 0 sobre os então campeões do mundo.

2006

Quatro anos após conquistar o penta, o Brasil foi até a Alemanha para começar a busca pelo hexa, mas teve o sonho traumatizado novamente pelos franceses. Foi nas quartas de final que o duelo com a França voltou a acontecer. Assim como em 1998, os europeus levaram a melhor. Zidane mais uma vez liderou a vitória de sua equipe, agora com gol de Henry.

2010

Na África do Sul o carrasco foi outro. O hexa foi adiado mais uma vez, agora pela Holanda. O Brasil terminou o primeiro tempo vencendo por 1 a 0, mas a segunda etapa foi cruel. Sneijder comandou a Laranja Mecânica e, em dois lances aéreos, o jogo virou. Felipe Melo e Julio Cesar protagonizaram erros determinantes e a seleção brasileira foi eliminada em solo africano.

Sneijder traumatizou o Brasil na Copa de 2010Reuters


Você pode gostar