Por rafael.arantes

Rio - Neymar voltou à Granja Comary para apoiar os companheiros após o vexame na semifinal da Copa do Mundo. Assim que chegou ao CT da Seleção, o craque foi em direção aos companheiros e cumprimentou a todos. Em seguida, o compromisso foi com a imprensa. Neymar concedeu entrevista coletiva e não se escondeu de nenhum tipo de crítica ou assunto sobre o Brasil no Mundial. O momento mais marcante, no entanto, foi quando o camisa 10 relembrou a lesão que o tirou dos dois últimos jogos do torneio. O craque tentou segurar as lágrimas, mas não resistiu e se emocionou em Teresópolis.

LEIA MAIS: Notícias e bastidores da seleção brasileira na Copa do Mundo

"Foi um lance que eu não concordo, não aceito. Não vou falar que ele foi desleal, porque não estou na cabeça dele para saber isso. Mas todo mundo que entende de futebol sabe que é uma entrada que não é normal. Quando você quer fazer uma falta para quebrar um contra-ataque, principalmente quando o adversário está de costas, você empurra, segura, chuta o tornozelo... Mas a forma como ele veio foi uma forma que não é de jogo. Muitos de vocês falam que sou cai-cai, mas nem ligo para isso. Quando eu tenho uma visão periférica eu consigo me defender mas, de costas, a única coisa que pode me defender são as regras. Foi um lance que não tinha como me proteger e acabei me machucando. Deus me abençoou, porque se fosse um pouco mais para dentro, poderia ter sido pior. É um momento muito importante da minha carreira, mas bola para frente. Vamos lá", comentou, aos prantos.

Neymar não segura emoção e chora ao relembrar da lesão que o tirou dos últimos jogos da CopaDivulgação

Agora, a missão do Brasil será na disputa pelo terceiro lugar da Copa do Mundo, mas Neymar não fecha os olhos para a decisão entre Argentina e Alemanha. Mesmo preferindo não escolher uma equipe para qual irá torcer, o craque admitiu que espera ver os companheiros Messi e Mascherano, com quem joga junto no Barcelona, tendo o maior sucesso possível na final do Mundial.

"Por merecimento, eu acho que desejo sorte às duas equipes e espero que vença meus companheiros, que tenho dois na Argentina: Messi e Mascherano. Por todo o respeito que o Messi tem, por tudo que já conquistou, ele merece ser campeão. Estou torcendo muito por ele, é um amigo, um companheiro, e desejo muita sorte. Não estou torcendo para a Argentina, mas para os meus companheiros e para um amigo que passei a admirar cada vez mais. Passei a admirar o Messi cada vez mais de perto e, por isso, que minha torcida é sempre para ele. Infelizmente o Brasil não chegou à final e então desejo toda sorte do mundo para eles dois", disse.

Retorno para a Granja

Estou muito feliz por ter voltado a reencontrar os meus companheiros. É claro que numa situação ruim, mas só de ter oportunidade de estar andando e revendo eles é muito bom. A gente começou junto aqui e vamos terminar juntos. Voltei para terminar com eles, independentemente do que aconteceu. O que importa é que estamos fechados, unidos, e vamos terminar honestamente e honrado a camisa que sempre sonhamos em vestir.

Olho no futuro

Espero que, daqui para frente, a gente seja alegre, como sempre. Não é por causa de uma derrota, praticamente histórica, que temos que andar de cabeça baixa. Faz parte do esporte. Não gosto de perder em esporte nenhum, nem em bolinha de gude. É doloroso, vai doer por muito tempo, mas vai passar. Vamos fazer de tudo para dar alegria aos brasileiros, nossas famílias e a todos nós. Olhando para cada um a gente vê a tristeza em cada jogador.

Felicidade com a torcida

O que mais me deixou feliz foi que, embaixo de chuva, teve pessoas ali aplaudindo e gritando os nomes dos jogadores mesmo depois de uma derrota feia. Agradeço a todos os torcedores que estiveram aqui e nos apoiaram até o fim. A gente assume a responsabilidade de ter perdido, mas é vida que segue. Dias melhores virão e espero que a gente possa voltar a ser feliz o mais rapidamente possível.

Neymar protege companheiros após derrota para a AlemanhaDivulgação

O vexame contra a Alemanha

Como todos vocês disseram, foi uma coisa inacreditável. Não sei explicar, não consigo. Foi um apagão na nossa equipe e eu acho que não existe 'se'. É muito fácil entrar depois da partida, depois de um lance. É difícil estar dentro de campo e já passei por isso e sei como é conviver com um apagão dentro de campo. Você não consegue acertar um passe, não consegue fazer nada. Não tem explicação. Não vim aqui para explicar o que aconteceu na partida porque não sei. Perguntei para eles e não conseguiram explicar. Se eles não conseguem, quem sou eu? Quem somos nós? Só temos de lamentar a derrota. Ninguém aqui queria perder, todos queriam o título e são merecedores por estar aqui. Não é por causa da derrota ou da perda do título que todos os jogadores são ruins. Aconteceu, gente. É uma coisa que aconteceu e não tem o que falar. Quem está dentro de campo está disposto a tudo.

Dor pelas famílias

A gente consegue assimilar tudo por mais que seja difícil. Mas você ver a sua família, seu filho chorando, não é legal. Ver pessoas que você não conhece chorando... É difícil, é complicado.

Balanço do momento

Eu queria acordar e estar com meus companheiros, só isso. Não tem o que pensar. Se daqui a quatro anos estarei ou não na final. Tivemos a oportunidade, fizemos de tudo para conseguir, para marcar nosso nome na história de uma forma positiva. Mas falhamos, erramos, deixamos a desejar. Mas agora é levantar a cabeça e encarar o jogo de sábado como se fosse uma final. Sabemos que não fizemos o melhor futebol, demonstramos um futebol regular.

Semana tenebrosa

Uma das piores semanas que eu tive na minha vida. Se eu pudesse imaginar uma semana ruim não seria essa, que está sendo até pior. Não está sendo tão horrível assim graças às mensagens de algumas pessoas que enviam incentivo, da minha família, dos meus amigos e dos meus companheiros, principalmente. São essas pessoas que vêm me ajudando nesses dias de dor e dificuldade. Fica tudo de aprendizado. Quando acontece uma coisa de ruim com a gente, paramos para pensar, conversamos com Deus e se ele permitiu que acontecesse isso era porque era para acontecer.

Resumo do Mundial

A diferença é sempre buscar um algo a mais e serei sempre assim. Vou treinar e me dedicar mais, fazer tudo a mais para que daqui a quatro anos esteja uma Copa do Mundo novamente. Fomos fracassados, sim, perdemos, mas foi o que eu falei, faz parte do futebol. Não queríamos perder dessa forma, mas pelo menos é isso: corremos, fomos atrás até o fim. Os jogadores não pararam de correr e se dedicaram até o fim, por isso que sinto orgulho de cada um. Admiro cada um desses caras que estão aqui. Todos eu vi jogar quando era menor e passo a admirar ainda mais. A gente se sente humilhado, envergonhado, porque não queríamos isso. A gente tem família e um povo que torce pela gente. Não tenho vergonha de ser brasileiro e nem de falar que faço parte dessa equipe que perdeu de 7 a 1. Tenho orgulho de falar que joguei com eles. São espelhos para mim: dentro e fora de campo.

Neymar chega à Granja de carro para reencontrar os companheiros da SeleçãoDivulgação

Lições da Copa

Falando por mim, vou tirar tudo de lição. Os momentos de concentração, de treinamento... Eu tenho que fazer ainda mais. Uma Copa do Mundo, hoje, é muito nivelada. Para alcançar o título você tem de ter o algo mais. O que eu vou levar, principalmente como ser humano, é o convívio. Quando você tem mais de duas pessoas é sempre um pouco difícil. Alguns raciocínios e atitudes não se batem.

Bola para frente

Já fui vaiado, fui aplaudido. Sei bem como é isso e hoje faço parte de uma Seleção que ainda vai fazer história. Vamos ficar marcados por uma goleada, que acho até injustiça, como foi com o Barbosa em 1950. Temos que voltar a sorrir, não podemos ficar de cara feia, nem chorando todos os dias. Já passou. Já sofremos, já choramos e agora temos de começar tudo novamente.

Jogo contra a Holanda

Temos de entrar em campo no sábado e vencer a partida. Por nós, pelas nossas famílias e todos os torcedores. O apoio que tivemos todo esse tempo foi muito importante e o que aconteceu hoje nos deu uma força ainda maior para essa reta final.

Perdão a Zúñiga

Desculparia, sim, perdoaria. Não tenho e nem sinto rancor nem ódio dele. Ele até me ligou no dia seguinte pedindo desculpa, falando que não queria me machucar e sentiria muito: falou um monte de coisa legal. Desejo que Deus abençoe e ele tenha sucesso. Tudo de melhor.

Ver o jogo pela TV

Acompanhar um jogo pela TV é muito ruim. Não gosto de torcer, de estar fora da partida. Não tem como fazer nada, só torcer. E não tem como explicar tudo aquilo que aconteceu ali.

Por que deixou a Granja?

Não teria chance de jogar a final. O Runco já tinha me falado e por isso que fui para casa. Acho que seria até pior para os meus companheiros estar aqui sem ter força para incentivá-los e nem para me incentivar.

Críticas de agente a Felipão

Existem dois caras que respondem pelo que eu falo. Sou eu e meu pai. Tudo que a gente falar a gente vai assumir e falar para vocês, mas o que fala da boca do Wagner Ribeiro ele tem de explicar. Se eu vê-lo hoje vou xingar ele, sim, pois não aceito e nem concordo com o que ele falou.

Neymar chega à Granja e cumprimenta companheiros durante treinoDivulgação

Equipe merecedora

Essa equipe merecia muito ser campeã. Tinha até mais potencial do que eu esperava. Eu já falei várias vezes que qualquer um desses 23 jogadores joga em qualquer time grande do mundo. O que eu mais fico triste é que não merecíamos sair dessa forma. Não merecíamos estar passando por isso.

Felipão merece nova chance?

Nós, brasileiros, principalmente a imprensa, tem uma mania um pouco errada de que quando se perde tem de mudar. No futebol não é assim, aprendi e sempre convivi com isso. A gente aprende na derrota também. Não estou falando que não tem de mudar nada aqui, só estou dizendo que essa mania que nós temos não existe. Quando se perde tem de corrigir e é treinando e trabalhando que se corrige um erro.

Apoio pela lesão

Vi muitos vídeos, sim. Chegaram vídeos do mundo inteiro para mim e isso foi importante. Esse era um dos momentos mais importantes da minha vida e ter sido barrado de tentar alcançar meu sonho é complicado. Mas o carinho de todo mundo que continua me dando força é muito legal.

Papo com Zúñiga antes da lesão

Não lembro. Não lembro se ele estava falando comigo ou com algum companheiro. Não estou querendo fazer polêmica, só não lembro mesmo.

Próximo sonho

Meu próximo sonho é ser feliz novamente, voltar a jogar e dar alegria ao povo brasileiro. Voltar a dar alegria aos meus companheiros, às crianças. O meu sonho não acabou não, ele continua.

Você pode gostar