Por rafael.arantes

Espanha - Após a confirmação de que Luis Suárez será jogador do Barcelona na próxima temporada, a imprensa espanhola tem divulgado detalhes do vínculo assinado pelo atacante. O principal deles é a cláusula "antimordida", que prevê duras punições caso o uruguaio volte a morder adversários em campo.

LEIA MAIS: Notícias, contratações e bastidores: o mundo do futebol europeu

Luis Suárez foi severamente punido recentemente ao morder o zagueiro italiano Giorgio Chiellini durante uma partida da Copa do Mundo do Brasil. Além de perder o restante do Mundial, o uruguaio levou nove jogos de suspensão em partidas da seleção e quatro meses de banimento total de qualquer atividade relacionada ao futebol.

Suárez mordeu o italiano Chiellini em jogo da Copa do MundoReuters

Segundo o Mundo Deportivo, a cláusula não é específica quanto a mordidas, mas a qualquer comportamento inadequado que culmine em uma grande suspensão. Além de punições por morder um adversário no futebol holandês, quando defendia o Ajax, e outro no futebol inglês, quando estava no Liverpool, Suárez também já chegou a ser punido por ofensas racistas a Patrick Evra, lateral do Manchester United.

As sanções resguardadas pela cláusula não foram reveladas, mas especula-se de que vão de uma multa severa a até mesmo a negociação do atleta para outro clube. Para trazer o craque, o Barça teria investido cerca de 88 milhões de euros (R$ 266 milhões).

Apelação

Depois de oficializar a contratação, o Barcelona decidiu apoiar a Associação Uruguaia de Futebol no último recurso do jogador para a redução de sua punição, já no Tribunal Arbitral do Esporte. Para os catalães, os uruguaios têm errado na defesa ao insistir na tese de que Suárez não chegou a morder o adversário. Caso perca o recurso, o atacante só poderá treinar no novo clube a partir de outubro.

Você pode gostar