Por

No 24º aniversário da última conquista brasileira em Copas do Mundo, uma outra seleção sul-americana que veste amarelo despontou como favorita nos Estados Unidos: a Colômbia, que atropelou os argentinos em Buenos Aires e ganhou o apoio até de Pelé. Enquanto o Brasil oscilava nas eliminatórias – Romário garantiu a vaga contra o Uruguai –, os colombianos brilhavam. Mas decepcionaram: acabaram em último lugar no Grupo A e se despediram ainda na primeira fase.

Já o Brasil… Com uma seleção cheia de remanescentes de 1990, como Dunga (que virou capitão quando Raí perdeu a vaga para Mazinho), a equipe de Parreira adquiriu força e, com vitórias contra a Holanda e a Suécia e as atuações decisivas de Romário, desencantou. A final foi contra a Itália, repetindo 1970 e vingando a eliminação de 1982. Nos pênaltis, Roberto Baggio, o melhor jogador do mundo na época, bateu sobre o gol de Taffarel. E o Brasil pôs mais uma estrela no escudo após um cruel jejum.

A Copa de 94 também simbolizou o fim da carreira de Maradona com a camisa da Argentina. O 'Pibe' surgiu nos EUA magro, em boa forma física, e marcou um golaço contra a Grécia, na estreia. Contudo, depois do jogo contra a Nigéria, o herói de 1986 acabou pego no doping por efedrina.