Por rafael.arantes

Rio - Grande novidade na edição 2013 da Copa das Confederações, a seleção do Taiti disputará a competição pela primeira vez, e quer mostrar para o mundo o desconhecido futebol dos 'Toa Aito', ou 'Guerreiros de Ferro', em português. Situados no 125º lugar do ranking da Fifa, os taitianos nunca participaram de um grande torneio.

Se valer como referência o Campeonato Mundial Sub-20 de 2009, do qual participaram, a perspectiva não é nada boa: afinal, foram derrotados para a Espanha e Venezuela por 8 a 0, e pela Nigéria por 5 a 0. Coincidência ou não, dois dos rivais serão reencontrados na Copa das Confederações.

Vahirua é o destaque do TaitiDivulgação

As 'Super Águias' serão os rivais na primeira rodada, no Mineirão, na segunda-feira. Já a 'Fúria', na jornada seguinte, no Maracanã, dia 20. O encerramento da participação é contra os uruguaios, na Arena Pernambuco, no dia 23. O objetivo não vai além de realizar o sonho de enfrentar grandes seleções, afinal, a seleção não conseguiu avançar nas Eliminatórias da Oceania para a Copa do Mundo de 2014, em que a Nova Zelândia se classificou para a repescagem, aguardando o quarto colocado da qualificatória da Concacaf.

Com apenas um jogador profissional - o atacante Marama Vahirua, ex-Nantes, Nice, Lorient, Nancy, Monaco, que atualmente joga no Panthrakikos, da Grécia - os taitianos têm um terço do elenco procurando emprego. Outro destaque técnico da seleção do Taiti é o zagueiro Nicolas Valar, que chegou a jogar na segunda divisão do Campeonato Francês.

O defensor foi eleito o melhor jogador da Copa das Nações da Oceania, quando o país se tornou o primeiro campeão excetuando a dupla Austrália e Nova Zelândia. Curiosamente, a equipe pode ser considerada a mais "familiar" da competição, afinal, há três irmãos - Alvin, Jonathan e Lorenzo Tehau, além do primo Teaonui. O técnico é Eddy Etaeta, que defendeu a seleção como jogador e está no cargo desde 2010. Desde então, o Taiti vive uma fase de crescimento. Em 2011, conquistou o terceiro lugar nos Jogos do Pacífico, e em 2012 levantou a taça continental.

Você pode gostar