Por fabio.klotz

Rio - Jogador mais regular do Flamengo no primeiro semestre, Elias se salvou da péssima campanha do time no Carioca. Porém, faltava algo para ser o Elias, que, com sangue nos olhos, conquistou a torcida do Corinthians. A chegada de Mano Menezes ao Flamengo resolveu esse problema. Velho conhecido do treinador, com o qual chegou à Seleção, tornou-se peça-chave no esquema tático do comandante rubro-negro.

“O que Elias representa para a nossa equipe nós tivemos a oportunidade de ver com a ausência dele (derrota para o Grêmio). Isso deixou bastante claro o quanto seria importante que participasse desse segundo jogo (contra o Cruzeiro). É realmente o jogador que vem fazendo a diferença, assumindo a responsabilidade nos momentos mais importantes. Mas também não vai existir Elias se o Flamengo não for uma boa equipe”, afirmou Mano Menezes após a classificação contra o Cruzeiro.

Mano Menezes abraça Elias: parceria de ouroAndré Mourão / Agência O Dia

Com a saída de Jorginho e a chegada de Mano, Elias ganhou a braçadeira de capitão e uma função mais ofensiva. Dos sete gols que marcou no ano, cinco foram sob a orientação do novo treinador, que tem apenas 15 jogos no comando do Flamengo. No Corinthians, ele fez 24 gols em 155 partidas (média de 0,15 por jogo), abaixo do que vem apresentando com Mano Menezes, que era seu treinador no Timão. No Fla de Mano, Elias fez cinco gols em 14 partidas e é o vice-artilheiro da equipe no ano com sete, atrás apenas de Hernane, artilheiro do Carioca.

Não é somente o treinador que é velho conhecido de Elias. O goleiro Felipe, o zagueiro Chicão e o lateral André Santos, que vem jogando no meio-campo, foram companheiros do camisa 8 no Timão, o que também ajudou na melhora do rendimento do jogador no Rubro-Negro.

Das lágrimas que caíram ao sair do Corinthians, no fim de 2010, até o choro após resolver a classificação do Fla na Copa do Brasil, foram dois anos frustrados no Atlético de Madrid e no Sporting. Com passe fixado em R$ 24 milhões, o volante entrou na Justiça por causa de salários não pagos pelos portugueses. Pode ser o caminho mais fácil para que o Flamengo fique definitivamente com o seu mais novo candidato a ídolo.

Você pode gostar