Por bernardo.argento

Rio - A derrota do Flamengo para o Bolívar deixou o time na lanterna do grupo 7 da Libertadores. Agora, os rubro-negros se agarram à calculadora para fazer as contas de quantos pontos são necessários para alcançar a classificação para as oitavas de final da competição sul-americana.

Os próximos adversários do clube são: Emelec, no Equador, e Léon, no Maracanã. No momento, a possibilidade da equipe chegar a próxima fase é de 23%, segundo o site Infobola, do matemático Tristão Garcia.

Flamenguistas fazem contas para chegar a próxima fase da LibertadoresUanderson Fernandes / Agência O Dia

Para garantir 100% a classificação

Para carimbar a vaga nas oitavas da Libertadores sem depender de outros resultados, o Flamengo precisa vencer as duas partidas que restam. Dessa forma, não necessita secar nenhum adversário e continua firme na busca do título que não vem desde 1981.

Em caso de uma vitória e um empate

Com quatro pontos nos dois duelos, os flamenguistas terão que 'rezar' por um triunfo do Léon sobre o Bolívar. E vitória dos bolivianos sobre o Emelec. Dessa maneira, a classificação será decidida no saldo de gols. Portanto, é importante vencer bem os equatorianos fora de casa, ou os mexicanos no Maracanã. Além, claro, de beslicar um empate em um destes jogos.  

Margem de erro zero

O Flamengo não tem mais direito de errar. Se não conseguir pontuar nas duas partidas que restam, o Rubro-Negro estará eliminado da competição sul-americana e dirá adeus ao sonho de conquistar o bicampeonato.

Confira as chances de classificação no grupo do Flamengo, segundo o matemático Tristão Garcia. 

1º Léon - 7 pontos - 78%
2º Emelec - 6 pontos - 62%
3º Bolívar - 5 pontos- 37%
4º Flamengo - 4 pontos- 23%

Você pode gostar