Por ulisses.valentim

Rio - No lançamento de um livro sobre a história da Taça Libertadores da América, Zico se mostrou irritado com uma pergunta sobre o fato do Superior Tribunal de Justiça ter dado o título brasileiro de 1987 para o Sport. O eterno camisa 10 da Gávea explicou:

"Ah, não vou comentar sobre isso! Já tomei muita pancada. O título é meu e ninguém vai tirar. Nós que estávamos lá jogando e agora tem quatro caras julgando, que talvez nunca tenham tocado em uma bola. Nós que ganhamos", afirmou Zico.

Em 1987%2C Flamengo%2C liderado por Zico%2C conquistou a Copa UniãoJorge Silva / Agência O Dia

Logo depois, o Galinho falou sobre uma provocação de uma torcedora do Fluminense durante a Jornada de Medicina e Treinamentos Desportivos no último sábado:

"Uma torcedora tricolor me provocou durante um evento no último sábado e perguntou por que eu não joguei a Libertadores de 88. Eu parei, pensei e disse que tava machucado, tinha operado o joelho", contou aos risos.

Entenda o caso

Em 1987, a CBF não pôde organizar o Campeonato Brasileiro. Com isso, foi criada a Copa União realizada pelo Clube dos 13. A competição foi disputada em dois módulos: o verde e o amarelo. O primeiro com os principais clubes brasileiros e o segundo com equipes mais modestas. Ao fim do torneio, o Flamengo foi campeão e teve o Inter como vice no módulo verde, enquanto Sport e Guarani ocuparam as mesma posições, respectivamente, no amarelo.

A CBF então decidiu voltar à organização e decretou que a competição ainda teria um quadrangular entre as quatro equipes para eleger o campeão. Por se sentirem prejudicados, Flamengo e Internacional não aceitaram jogar e o Sport foi declarado na ocasião como o vencedor.

Você pode gostar