Por rodrigo.hang

Rio - No dia 19 de julho de 1992, há exatos 22 anos, o Flamengo conquistava seu pentacampeonato brasileiro, batendo o rival Botafogo na final. Capitão da equipe rubro-negra naquela edição do principal torneio nacional, Junior, já jogando no meio de campo, liderou o time rumo ao título. Em entrevista ao site oficial do clube, o Maestro lembrou a campanha vitoriosa da equipe comandada por Carlinhos.

Junior, ao centro, pula para comemorar gol marcado em cima do BotafogoReprodução Internet

"Tenho um carinho mais que especial por aquele time, por aquela campanha. Estava com 38 anos, já pensando em parar e as coisas foram acontecendo. Voltei para o clube, e posteriormente para a seleção, como último remanescente daquela geração de ouro dos anos 1980, e foi excelente. Aqueles jogadores e a comissão técnica me deram um gás fora de série que culminou na conquista do titulo", disse o ex-jogador.

LEIA MAIS: Notícias, contratações e bastidores: confira o dia a dia do Flamengo

Junior foi, inclusive, o artilheiro do Flamengo no Campeonato Brasileiro de 1992, com nove gols marcados. Ele fez questão de exaltar a força e o apoio da torcida rubro-negra, principalmente na reta final da competição.

"Chegamos às finais com uma média de público de 50 mil torcedores por partida. Tudo se encaixou no momento mais importante da competição, foi exatamente quando acertamos a parte ofensiva, com a entrada do Júlio César, Gaúcho e Nélio. Mesmo com outros times fazendo campanhas melhores que as nossas, conseguimos reverter todas as situações complicadas que apareceram, e foi o mesmo caso na final quando enfrentamos o aquele time do Botafogo", concluiu.

A segunda partida da final, contra o Botafogo, teve 145.203 presentes e terminou empatada em 2 a 2. No primeiro jogo, o Rubro-Negro goleou por 3 a 0. No total, foram 27 jogos, com 12 vitórias, oito empates e sete derrotas.

Você pode gostar