Por rodrigo.hang

Bahia - A vitória de 2 a 1 do Flamengo sobre o Vitória, em Salvador, neste domingo, registrou uma marca expressiva para o time. O Rubro-Negro não emplacava cinco triunfos seguidos no Campeonato Brasileiro desde 2007, quando a equipe treinada por Joel Santana. Agora, o time comandado por Vanderlei Luxemburgo ocupa a nona colocação, com 25 pontos, sete a menos que o Corinthians, o primeiro time no G-4. Rumo a Copa Libertadores?

Juan dá 'ajudinha' e Flamengo vence o Vitória no reencontro com Ney Franco

Vanderlei Luxemburgo ainda não pensa em voos mais altos para o Flamengo no BrasileirãoErnesto Carriço

Curiosamente, naquele Brasileirão, o Flamengo também brigava para não cair. Coincidentemente, amargou a lanterna do campeonato, quando era treinado por Ney Franco, o mesmo comandante rubro-negro de 2014, quando o time estava na última colocação. Ele saiu e o time reagiu a partir do momento que Joel Santana assumiu o comando da equipe, conquistando cinco vitórias seguidas, fundamentais para evitar o rebaixamento.

LEIA MAIS: Notícias, contratações e bastidores: confira o dia a dia do Flamengo

O time rubro-negro foi além em 2007. Com o time entrosado, o Flamengo terminou o Campeonato Brasileiro na terceira colocação, com 61 pontos, um ponto a menos que o vice-campeão, o Santos. O São Paulo foi o campeão daquela edição. No fim das contas, a equipe que estava brigando para não cair acabou conseguindo uma vaga na Copa Libertadores.

Joel Santana conversa com Renato Augusto e Ibson%2C titulares do Flamengo na campanha de 2007Arquivo O Dia

No Brasileirão deste ano, Vanderlei Luxemburgo é o responsável por guiar o Flamengo para longe da zona da degola. Ele assumiu o lugar de Ney Franco e tem conseguido resultados expressivos na luta contra o descenso. Luxa sabe das limitações da equipe e, por isso, não faz prognósticos mais avançados, preferindo evitar oba-oba. Mas o triunfo deste domingo, no reencontro do time rubro-negro com o técnico Ney Franco, agora no comando do Vitória, afastou ainda mais o Flamengo da zona do rebaixamento e o deixou próximo do G-4. Para os torcedores rubro-negros, já é possível pensar em voos mais altos.

O próximo compromisso do Flamengo no Campeonato Brasileiro é contra o Grêmio, no sábado. Certamente a torcida rubro-negra vai encher o Maracanã para apoiar a equipe. Se vencer, o clube vai ficar ainda mais perto do G-4, além de ter vencido um adversário direto. 

As cinco vitórias seguidas de 2007

Paraná 0 x 1 Flamengo - Durival de Britto - gol de Fábio Luciano

Flamengo 2 x 1 Vasco - Maracanã - gols de Toró e Ibson

Flamengo 2 x 0 Grêmio - Maracanã - gols de Souza e Ibson

América-RN 0 x 1 Flamengo - Machadão - gol de Souza

Flamengo 2 x 1 Corinthians - Maracanã - gols de Ibson e Roger

As cinco vitórias seguidas em 2014

Flamengo 1 x 0 Sport - Marcanã - gol de Eduardo da Silva

Coritiba 0 x 1 Flamengo - Couto Pereira - gol de Everton 

Flamengo 2 x 1 Atlético-MG - Maracanã - gols de Eduardo da Silva e Léo Moura

Criciúma 0 x 2 Flamengo - Heriberto Hülse - gols de Eduardo da Silva e Lucas Mugni

Vitória 1 x 2 Flamengo - Barradão - gols de Marcelo e Alecsandro

Você pode gostar