Por fabio.klotz

Rio - O Flamengo conseguiu o que parecia impossível! O Maracanã viveu mais uma noite de epopeia rubro-negra. E com final feliz, mas com drama, muito drama. O Fla fez 3 a 0 no Coritiba, nesta quarta-feira, devolvendo o placar do jogo de ida e levando a decisão para os pênaltis. Nas cobranças, Vanderlei bem que tentou estragar a festa carioca, mas o Flamengo estava disposto a escrever mais uma página inesquecível de sua história. E assim o fez. O Rubro-Negro venceu por 3 a 2 e avançou para as quartas de final da Copa do Brasil.

Festa rubro-negra no Maracanã! Flamengo consegue o que parecia impossível e está classificadoAndré Mourão

O atual campeão da Copa do Brasil mostra que não pode ser desprezado. Nem mesmo quando está em baixa. Alecsandro, Eduardo da Silva, Paulo Victor e Canteros: os protagonistas de mais um feito do Flamengo. Nas quartas de final, o Rubro-Negro vai encarar o América-RN, que eliminou o Atlético-PR.

FOTOGALERIA: As imagens da classificação heroica do Flamengo na Copa do Brasil

O Flamengo apresentou o velho problema de falta de criatividade, mas compensou, como sempre, com vontade. Com uma pitada de sorte e a estrela de Eduardo da Silva, conseguiu fazer o que parecia improvável. Evidentemente, com o apoio da torcida. Nos pênaltis, completou a saga que muitos duvidavam...

Sábado, o Flamengo volta a campo, pelo Brasileiro, para enfrentar o Grêmio, às 18h30. Além da classificação épica na Copa do Brasil, o time está embalado por cinco vitórias consecutivas no principal torneio do país.

O jogo

O Flamengo esboçou uma pressão inicial. Após cruzamento da esquerda, Alecsandro não pegou em cheio e facilitou a vida de Vanderlei. O ímpeto rubro-negro não durou muito. Sem criatividade, o clube carioca viu o Coritiba esfriar o jogo. Luxemburgo precisou fazer a primeira mudança logo aos 15 minutos. Luiz Antonio, improvisado na lateral direita, sentiu o ombro direito e deu lugar a Léo Moura.

Alecsandro marcou duas vezes de pênalti e ajudou o Flamengo a alcançar a classificaçãoErnesto Carriço

O técnico rubro-negro ganhou outro problema 14 minutos depois. Paulinho sentiu o joelho direito. Everton entrou em seu lugar. O Coritiba buscava o contra-ataque e se valeu de um vacilo defensivo do Flamengo. Martinuccio chutou, mas Paulo Victor defendeu. Sem criatividade, o Fla sofria ofensivamente. E chegou ao gol em um lance de sorte. Após cruzamento, Zé Love se enrolou e tropeçou em João Paulo. Pênalti. Alecsandro abriu o placar e deu esperança à torcida carioca.

O Flamengo voltou para o segundo tempo com Eduardo da Silva no lugar de Gabriel. O brasileiro naturalizado croata teve chance de ampliar, mas o chute foi bloqueado pela zaga do Coxa. Eduardo, depois, lançou João Paulo pela esquerda. O lateral cruzou e a bola bateu no braço de Norberto. O árbitro, equivocadamente, marcou pênalti. Norberto não levou vantagem e o braço estava colado ao corpo. Alecsandro cobrou de novo, agora no meio, e fez 2 a 0.

Pela esquerda, com a velocidade de Everton, o Flamengo chegou ao desejado terceiro gol. O meia cruzou e achou Eduardo da Silva, que estufou a rede do Maracanã. Foi o quarto gol do atacante em sua passagem pelo Rubro-Negro. O Coxa quase estragou a festa. Zé Eduardo obrigou Paulo Victor a se esticar todo para salvar, na melhor chance do time do sul do país. O Rubro-Negro conseguiu a missão e levou a decisão para os pênaltis.

As penalidades

O Coritiba começou a bater e perdeu a primeira cobrança. Zé Love, que fez de pênalti no jogo de ida, acertou o travessão. Alecsandro, que fez dois no tempo normal, parou em Vanderlei. Paulo Victor defendeu a cobrança de Hélder. Chicão deixou o Flamengo em vantagem. Robinho fez para o Coxa. vanderlei agarrou a batida de João Paulo. Leandro Almeida converteu e colocou o time paranaense pela primeira vez na frente. Eduardo da Silva empatou. Paulo Victor brilhou e evitou o chute de Dudu. Léo Moura teve a chance de decretar a classifacação, mas parou em Vanderlei.

Paulo Victor foi um dos heróis do Flamengo no MaracanãAndré Mourão

A decisão foi para as cobranças alternadas. Carlinhos acertou a trave logo de cara. Canteros fez (Vanderlei ainda tocou na bola) e pôs o Rubro-Negro nas quartas de final da Copa do Brasil. O Flamengo conseguiu o que parecia impossível.

FICHA TÉCNICA

FLAMENGO 3 (3)X (2)0 CORITIBA

Estádio: Maracanã
Árbitro: Wagner Reway (MT)
Gols: Alecsandro (Flamengo, aos 48' do 1ºT e 11' do 2ºT) e Eduardo da Silva (Flamengo, aos 35' do Flamengo)
Cartão amarelo: Rosinei, Zé Love, Gil e Alex (Coritiba) e Chicão, Everton e Samir (Flamengo)
Cartão vermelho: - 

FLAMENGO: Paulo Victor; Luiz Antonio (Léo Moura, aos 15' do 1ºT), Samir, Chicão e João Paulo; Recife, Márcio Araújo, Canteros e Gabriel (Eduardo da Silva, no intervalo); Paulinho (Everton, aos 29' do 1ºT) e Alecsandro; Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

CORITIBA: Vanderlei; Norberto, Luccas Claro, Leandro Almeida e Carlinhos; Hélder, Gil (Robinho, aos 10' do 2ºT), Rosinei (Baraka, aos 31' do 2ºT) e Dudu; Martinuccio (Alex, aos 13' do 2ºT) e Zé Love; Técnico: Marquinhos Santos.

Você pode gostar