Por victor.abreu

Rio - Flamengo e Grêmio tinham diversos ingredientes para apresentarem um belo jogo de futebol no Maracanã. A Nação Rubro-Negra já havia esgotado todos os ingressos para a partida, na sexta-feira, e todos esperavam a sexta vitória consecutivas no Brasileirão, que não veio graças ao gol de Luan, aos 45 minutos do segundo tempo, que deu os três pontos para os gaúchos. O jogo marcou também o recorde de público desta edição da competição, com 59.680 torcedores nas arquibancadas.

Notícias, contratações e bastidores: confira o dia a dia do Flamengo

Na estreia da sua terceira camisa, apelida de 'Flamengueira', a Nação aproveitou o encontro com os gremistas para deixar um recado contra o racismo. Diversos cartazes e mensagens no telão do Maracanã foram exibidos contra o preconceito.

Flamengo entrou em campo com os desfalques de Everton e Wallace, suspensos, e Léo, Paulinho e Luiz Antônio, machucados. Além deles, Víctor Cáceres estava com a seleção paraguaia.

Com o resultado, o Flamengo permaneceu nos 25 pontos, ocupando a 10ª colocação. O Tricolor Gaúcho chegou aos 31, na quinta colocação. Na próxima rodada, o Rubro-Negro enfrenta o Goiás, quarta-feira, na Arena Pantanal. No mesmo dia, Grêmio recebe o Atlético Paranaense.

Flamengo estreou a sua terceira camisa%2C a 'Flamengueira'Uanderson Fernandes

O JOGO

Com a torcida apoiando, o Flamengo tentou dominar o jogo desde o início. Mas o Grêmio esteve melhor e assustou primeiro. Fellipe Bastos cobrou falta com força, a bola quicou, e o goleiro Paulo Victor teve problemas para espalmar. O volante tentou em mais dois chutes de fora da área, mas o goleiro rubro-negro evitou o gol em ambas batidas.

Nervosos, os donos da casa esbarravam na marcação gremista. Lucas Mugni e Héctor Canteros estiveram apagados durante boa parte do primeiro tempo. O Flamengo errava passes preciosos na frenta zaga adversária. O Grêmio criava poucas oportunidades e optava pelo contra-ataque.

FOTOGALERIA: Confira as imagens da derrota do Flamengo para o Grêmio

Já no fim do primeiro tempo, o Grêmio assustou mais uma vez. Giuliano entrou na área e bateu sem força, de canhota, Paulo Victor espalmou para frente e Dudu pegou o rebote. O atacante tentou encobrir o goleiro, que, com a ponta dos dedos, salvou o gol. A resposta do Flamengo veio com Arthur. O atacante dominou o cruzamento de Márcio Araújo e girou de primeira, a bola passou por cima do travessão do goleiro Marcelo Grohe.

Na volta do intervalo, o jogo continuava sonolento. O Grêmio, em um contra-ataque puxado por Matheus Biteco, tentou com Dudu. O atacante recebeu na velocidade e driblou o goleiro Paulo Victor, mas a bola correu demais e saiu pela linha de fundo.

O Flamengo acordou e assustou duas vezes. Na primeira, Recife mandou uma bomba de fora da área e o goleiro Marcelo Grohe voou para defender o chute no ângulo. Na cobrança de escanteio, a defesa tricolor afastou mal e a bola sobrou nos pés de Marcelo. O zagueiro tentou, mas o goleiro fez mais uma defesa evitando o gol.

Os donos da casa chegaram mais uma fez com Alecsandro. O atacante recebeu cruzamento de Léo Moura e mandou de cabeça. A bola passou próximo da trave de Marcelo Grohe. Faltava criatividade na armação de jogadas de ataque do Flamengo. As chances surgiam em lances isolados e em penetrações laterais.

A pouco minutos do fim, o Flamengo tentou pressionar o Grêmio. Eduardo da Silva, que entrou no lugar de Arthur, e Canteros desperdiçaram duas chances de marcar. Mas o gol da vitória foi do Grêmio. Aos 45 minutos do segundo tempo, Fernandinho deu bom passe para Luan, que tocou na saída do goleiro Paulo Victor para levar os três pontos para Porto Alegre.

FICHA TÉCNICA

Flamengo 0 x 1 Grêmio

Estádio: Maracanã (Rio de Janeiro)
Árbitro: Andre Luiz Freitas Castro (GO)
Público Pagante: 51.858
Público Presente: 
59.680
Renda: R$ 1.756.965,00
Gols: Luan (aos 45' do 2ºT)
Cartão Amarelo: Walace (GRE, 46' do 1ºT), Amaral (FLA, 40' do 2ºT) e Fellipe Bastos (GRE, 42' do 2ºT)
Cartão Vermelho: Nenhum

Flamengo: Paulo Victor, Léo Moura, Chicão, Marcelo e João Paulo; Recife (Amaral, aos 31' do 2ºT), Canteros, Márcio Araújo e Lucas Mugni (Gabriel, aos 22' do 21ºT ); Arthur (Eduardo da Silva, aos 14' do 2ºT) e Alecsandro. Treinador Vanderlei Luxemburgo.

Grêmio: Marcelo Grohe, Pará, Geromel, Rhodolfo e Zé Roberto; Walace, Matheus Biteco, Fellipe Bastos e Giuliano (Fernandinho, aos 41' do 2ºT); Dudu e Lucas Coelho (Luan, aos 32' do 2ºT). Técnico Luiz Felipe Scolari.

Você pode gostar